Coren-PI recebe primeiro-tesoureiro do Cofen

Principal objetivo da visita foi o alinhamento de estratégias de otimização da gestão financeira do regional

Na última semana, nos dias 31 e 1º de fevereiro, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) recebeu o conselheiro federal e primeiro-tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra. A visita teve como objetivo o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelo regional e o diálogo sobre estratégias de otimização da gestão financeira.

O presidente, Enf. Samuel Freitas, e o conselheiro tesoureiro do Coren-PI Wendel Alves estiveram à frente das atividades, que contaram com as participações de membros dos departamentos Financeiro, Controladoria e Dívida Ativa. “Por meio desse diálogo, temos acesso a experiências exitosas não só do Cofen, mas também de outros regionais. Vamos buscar materializar essas ideias em trabalho eficiente, com redução de tempo e adoção de práticas de aprimoramento do nosso processo de trabalho. Inclusive, com novos recursos, que vão facilitar o acesso dos profissionais de Enfermagem aos serviços que nós oferecemos bem como a transparência no acesso aos dados referentes às finanças do conselho”, explicou o presidente do Coren-PI.

Durante a visita foram discutidas questões como orçamento, controle de despesas, análise de receitas, auditoria interna e estratégias para otimizar a gestão financeira. Também foram apresentados exemplos de práticas eficientes de gestão de outros regionais, além do reforço da importância da transparência e da comunicação eficaz entre os membros das equipes como instrumentos de fortalecimento da atuação do conselho.

“Esse momento com os gestores e a equipe técnica do regional é fundamental para que possamos, juntos, identificar pontos que podem ser aprimorados nos trabalhos desenvolvidos, além de possibilitar o estreitamento de laços entre os conselhos e o fortalecimento das gestões”, pontuou Guerra.

Ascom/Coren-PI