Fiscalização do Coren-PI aponta irregularidades no Hospital Mariano Castelo Branco, em Teresina

Coren-PI acompanhará todos os prazos para regularização das inconformidades

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), por meio da Comissão de Políticas Institucionais e de Valorização (COMPIVE) e da Divisão de Fiscalização, realizou uma inspeção para verificação do dimensionamento de pessoal de Enfermagem e das condições de trabalho dos profissionais do Hospital Mariano Gayoso Castelo Branco, em Teresina, nesta sexta-feira, 16.

A vistoria aconteceu após o recebimento de denúncias referentes ao subdimensionamento de pessoal de Enfermagem (quantidade de profissionais inferior ao necessário para o exercício seguro da assistência) e à falta de insumos na instituição de saúde, protocoladas por meio da Ouvidoria do conselho.

“Durante a visita, constatamos problemas no dimensionamento das equipes de Enfermagem, com déficit de profissionais, o que provoca desorganização das escalas de serviço e sobrecarga de trabalho. A infraestrutura precária é outro item que prejudica a qualidade do serviço, com inexistência ou comprometimento de equipamentos, falta de medicamentos, entre outros”, explicou o coordenador da COMPIVE, Enf. Antonio Neto.

Além do coordenador da COMPIVE, participaram da fiscalização a chefe da Divisão de Fiscalização, Enfª Angelane Nepomuceno, e a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Enfª Andressa Nogueira.Os representantes do conselho percorreram todos os setores do hospital e conversaram com a enfermeira responsável técnica pelos serviços de Enfermagem e com alguns profissionais, com o intuito de averiguar a situação dos serviços e discutir a viabilidade de soluções práticas para as demandas mais urgentes.

Com base nas informações coletadas, a próxima etapa é a elaboração de um relatório e o encaminhamento das irregularidades à Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), responsável pelo hospital, ao Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e à Vigilância Sanitária. Seguindo firme no compromisso de garantir a qualidade da assistência no exercício profissional de Enfermagem, o Coren-PI acompanhará todos os prazos de regularização.

Fonte: Ascom Coren-PI