Coren-PI divulga edital para qualificação de enfermeiros na consulta de Enfermagem ginecológica e inserção do DIU

Nesse simbólico 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) divulgou o edital 02/2024, que tem como objetivo selecionar enfermeiras e enfermeiros para capacitação em Consulta de Enfermagem Ginecológica, com ênfase no planejamento sexual e reprodutivo, e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). Promovido em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), desde 2023, o projeto vem mudando as vidas de centenas de mulheres e famílias, ampliando o acesso à saúde e possibilitando maior autonomia no planejamento sexual e reprodutivo.

Confira o edital na íntegra: https://coren-pi.org.br/capacitacao-em-consulta-de-enfermagem-ginecologica/Consulta de Enfermagem Qualificada

Consulta de Enfermagem Qualificada – Por meio da consulta de Enfermagem qualificada, a paciente recebe todas as orientações sobre métodos contraceptivos, como prevenir infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e encaminhamento para outras especialidades. Se optar pelo uso do DIU, passa por um criterioso processo de triagem que determinará se ela está apta ou não a receber o dispositivo. A consulta é realizada no âmbito da Assistência Primária à Saúde, por enfermeiros generalistas, necessariamente vinculados aos municípios participantes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ascom Coren-PI