Nota de Repúdio: Declaração do presidente da FMS Teresina, Ítalo Costa, sobre o Piso da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) manifesta seu repúdio à declaração do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Ítalo Costa, durante reunião que discutiu a grave crise enfrentada pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT), nesta terça-feira, 12/03, conforme divulgado no jornal Piauí TV 1, da emissora TV Clube.

Ao afirmar que os problemas financeiros enfrentados pela gestão do hospital têm relação com o Piso Salarial da Enfermagem, o gestor comete um grave equívoco, uma vez que a verba complementar para pagamento do Piso é assegurada pelo Governo Federal.

Entendemos que esse tipo de manifestação pode induzir a opinião pública a uma interpretação de que um direito fundamental dos profissionais de Enfermagem é responsável pelo sucateamento dos serviços oferecidos pelo HUT. Considerando que a legislação já é uma realidade, os gestores devem focar em encontrar alternativas para viabilizar o cumprimento da lei, e não assumir uma narrativa falha de culpabilização da Enfermagem por suas adversidades orçamentárias e de Gestão.

O Coren-PI repudia e condena toda e qualquer manifestação contrária à boa prática da Enfermagem e aos direitos dos profissionais da categoria e da sociedade. Reafirmamos nosso compromisso de representação e luta pelos interesses da classe, a exemplo do esforço para efetivação do Piso Salarial Nacional, da Carga Horária de 30 horas Semanais e da Lei do Descanso Digno.

Teresina, 12 de março de 2024