Em Teresina, abertura da Semana da Enfermagem 2024 celebra importância da união da categoria

Plenário do Coren-PI, Gestão 2024-2026

A Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) 2024 começou em grande estilo! Em um ambiente de muita representatividade, politização e conhecimento, na noite da última terça-feira, 14, aproximadamente 600 pessoas, entre profissionais e estudantes de Enfermagem, convidados e servidores do Coren-PI, deram as boas-vindas às atividades do período mais importante do calendário da Enfermagem, em Teresina. O evento aconteceu no Auditório Helena Souza – Atlantic City.

Em sua fala, o presidente do Coren-PI, Enf. Samuel Freitas, destacou as recentes conquistas da Enfermagem e a importância de uma categoria unida e com senso de pertencimento: “Em termos de conquistas e representatividade, nós estamos no ápice da nossa história. Aos colegas enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem: sejam orgulhosos do que conquistaram e confiantes no que ainda podem alcançar. Juntos, continuaremos trabalhando por mais valorização e reconhecimento”, pontou.

Além do presidente do Coren-PI, compuseram o dispositivo de honra: a conselheira secretária e o conselheiro tesoureiro do Coren-PI, Enfª Deusa Helena Albuquerque e T.E. Wendel Alves, os conselheiros federais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enf. Antonio Neto e Enf. Conrado Marques, o deputado distrital, Jorge Vianna, e o Secretário de Justiça do Estado do Piauí, Cel. Carlos Augusto.

Dando continuidade à programação, foram divulgados os nomes das equipes vencedoras do Hackathon, a primeira maratona voltada para o desenvolvimento de soluções inovadoras para a Enfermagem do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. Sendo uma iniciativa do Coren-PI, por meio da Comissão Regional de Inovação e Empreendedorismo (CRIE).

No último sábado, 11, a maratona reuniu cinco equipes na sede do Sebrae Piauí. A equipe “TechCare: Enfermagem e Inovação” foi a grande vencedora da noite, carimbando o passaporte para o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), com passagens áreas garantidas e premiação em dinheiro no valor de R$ 500,00.

Rossandro Klinjey abordou a temática “Cuidando de quem cuida”

Um dos pontos altos da solenidade foi a apresentação da principal atração da Semana da Enfermagem do Coren-PI. Os presentes tiveram o privilégio de contemplar o renomado psicólogo e escritor Rossandro Klinjey, profissional que possui contribuições significativas no campo da psicologia, educação e desenvolvimento pessoal. Rossandro Klinjey passeou por vários cenários relacionados à temática central “Cuidando de quem cuida”, levando os presentes à reflexão sobre o desgaste emocional que pode acometer profissionais de Enfermagem em virtude das cobranças do trabalho. O palestrante evidenciou a importância do autocuidado e mencionou alguns recursos que podem ser usados para a manutenção da saúde mental e bem-estar, tanto no âmbito profissional como no pessoal.

Além de Teresina, a programação da Semana da Enfermagem 2024 esteve, na última semana, em Piripiri e Parnaíba, e estará, nos próximos dias, em Bom Jesus – dia 17 de maio, Floriano – dias 20 e 21 de maio, São Raimundo Nonato, 23 de maio, e Picos – 24 e 25 de maio. Também estão previstas atividades em instituições de ensino e saúde de Teresina e vários municípios piauienses.

A Semana da Enfermagem é o período mais importante do calendário nacional da Enfermagem. O intervalo compreende datas marcantes de dois grandes personagens da Enfermagem mundial, Florence Nightingale e Ana Néri. A primeira nasceu em um 12 de maio e a segunda faleceu em um 20 de maio. Por esse motivo, diversas atividades educativas, de reconhecimento e valorização da categoria são realizadas neste espaço de tempo. No Piauí, a Semana da Enfermagem foi incluída no calendário oficial do estado por meio da Lei 7.412, de autoria do então deputado estadual coronel Carlos Augusto, e sancionada em 2020.