Alepi concede cidadania piauiense a dois grandes nomes da Enfermagem

Em sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), na manhã de hoje, 24, a ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Drª. Amanda Barreto, e o deputado distrital e conselheiro regional pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Jorge Vianna, foram homenageados com o Título de Cidadania Piauiense.

A proposição foi do então deputado estadual, e atual Secretário de Estado da Justiça do Piauí, Cel. Carlos Augusto, já conhecido por abraçar e defender as demandas da Enfermagem. Como deputado, conseguiu aprovar três importantes projetos relacionados à categoria: Semana da Enfermagem (Lei Nº 7.412), Descanso Digno (Lei Nº 7.532) e 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem da rede pública estadual (Lei Nº 7.724).

Em seu discurso, Amanda Barreto, agradeceu a todos que tornaram o recebimento desse título possível e se colocou à disposição para continuar contribuindo para o desenvolvimento da Enfermagem piauiense. Já Jorge Vianna, bastante emocionado, dedicou o título à Enfermagem do estado do Piauí e ao seu pai, piauiense, que faleceu recentemente. Destacou, também, as conquistas políticas recentes da categoria e o trabalho do secretário Carlos Augusto pela parceria com o Coren-PI nos vários projetos de leis que beneficiam os profissionais de Enfermagem. “Hoje é um dos dias mais importantes da minha vida, tenho orgulho de dizer que sou oficialmente piauiense. Gratidão por esse momento único”, disse.

A deputada estadual Simone Pereira conduziu a sessão, que teve as honrarias entregues pelo presidente da casa legislativa, Franzé Silva e por Carlos Augusto. O evento reuniu profissionais de Enfermagem, autoridades, familiares e amigos dos homenageados. Representaram o Coren-PI: O presidente, Samuel Freitas, os conselheiros Deusa Helena Albuquerque, Wendel Alves e Elisângela Pereira, o chefe de gabinete, Arthur Antunes, além de outros colaboradores.

Homenageados

Amanda Barreto e Jorge Vianna são dois nomes de enorme destaque dentro da Enfermagem brasileira. Amanda Barreto é professora titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e foi presidente do Coren-PI em 2020. Jorge Vianna é uma liderança política nacional da Enfermagem, sendo propositor de importantes conquistas da categoria, a exemplo da lei do descanso digno. Agora, cidadãos piauienses, recebem o merecido reconhecimento pelo legado de desenvolvimento e visibilidade para a Enfermagem do Piauí.

Fonte: Ascom Coren-PI