Conselhos de Enfermagem discutem padronização da Ouvidoria

Discussão foi realizada na primeira reunião de ouvidores do sistema

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou, na última terça-feira, 23/07, a primeira reunião de ouvidores do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. O encontro remoto abordou sobre a padronização e a melhoria dos serviços de ouvidoria, incluindo a prevenção de golpes, a atualização do regimento e a importância do cumprimento dos prazos de resposta às manifestações dos profissionais. As deliberações visam fortalecer a estrutura e a eficiência das ouvidorias, promovendo um atendimento mais eficaz e transparente em todo o Brasil. A ouvidora do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enfª Amparo Castro, representou o conselho na oportunidade.

A reunião destacou a necessidade de uniformizar o regimento de ouvidoria, propondo a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar essas documentações. A importância de implementar fluxos de trabalho padronizados e de promover maior colaboração entre os setores internos dos conselhos regionais também foi enfatizada. Além disso, foi sugerida a criação de um banco de dados para armazenar respostas de ouvidoria, facilitando a adaptação das respostas, bem como a inclusão de encontros anuais de ouvidores no calendário institucional.

Para Eduardo Fernando, chefe da ouvidoria geral do Cofen, as discussões reforçaram a ouvidoria como um canal essencial para o diálogo entre os profissionais de Enfermagem e os conselhos regionais, sendo um termômetro da autarquia e avaliando onde aplicar as melhorias dos serviços prestados.

“O comprometimento dos setores para o cumprimento dos prazos é essencial, notificar os departamentos necessários para que as providências cabíveis sejam realizadas com a maior celeridade e transparência possível garante um atendimento de qualidade”, afirmou.

Fonte: Ascom/Cofen