Resultado da atuação do Coren-PI: Posto de saúde de Cajueiro da Praia passa por reforma estrutural

Fiscalização que faz a diferença! Após inspeções do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), o Posto de Saúde do município de Cajueiro da Praia, litoral do estado, apresentou reforma de suas instalações físicas.

No mês de junho deste ano, o plenário da autarquia decidiu pela abertura de um processo de sindicância para possível interdição ética da unidade. Esse procedimento acontece quando, depois de notificações de irregularidades apontadas em inspeções, o conselho não obtém um retorno satisfatório por parte responsáveis pelas instituições.

As irregularidades mais graves estavam relacionadas à inexistência do cálculo de dimensionamento (número de profissionais de Enfermagem ideal para uma assistência segura), ausência de enfermeiro responsável técnico e de documentos gerenciais relacionados ao processo de Enfermagem. A precariedade das instalações físicas também chamou atenção, em especial, do repouso dos profissionais de Enfermagem.

Na última visita à unidade, realizada no mês de julho, a equipe do Coren-PI se deparou com um ótimo cenário: a solução da maioria das inconformidades apontadas inicialmente. Destaque para a reforma da estrutura física em todo o prédio, com instalação do repouso de Enfermagem (de acordo com a Lei do Repouso Digno), indicação do enfermeiro responsável técnico e apresentação do cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem.

Com as adequações, a conselheira responsável pela apuração, Leide Aragão, deu parecer para o arquivamento do processo e foi acompanhada pelo plenário do Coren-PI, em umas das decisões tomadas durante a 593ª Reunião Ordinária de Plenário. “Constatar uma transformação tão significativa nos deixa muito felizes. Com essa reforma e com das adequações promovidas, os profissionais de Enfermagem que atuam na unidade terão melhores condições de executar suas atividades e a população contará com um serviço de saúde muito mais eficaz. Esse é o objetivo do Coren-PI”, comemorou o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas.

Ascom Coren-PI