Firmando seu compromisso contínuo com os profissionais de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, no dia 28 de agosto, mais uma cerimônia solene de entrega das carteiras de identidades profissionais.
A carteira de identidade profissional é o documento que irá certificar que o profissional de Enfermagem está apto ao exercício da profissão. É tão importante que substitui o documento de identidade, facilita a entrada em órgãos públicos, além de valorizar a Enfermagem, esse documento, simboliza também o reconhecimento formal do Coren-PI ao compromisso e à qualificação desses profissionais.
A solenidade contou com a presença dos conselheiros regionais Wendel Alves, Walkyson Lima e Deusa Helena Albuquerque, assim como familiares e amigos dos novos inscritos, e foi palco de uma história emocionante e inspiradora: mãe e filha, Esterfrancy Pinheiro, de 45 anos, e Marcelly Sterfany, de 20 anos; juntas, elas receberam suas carteiras de identidade profissional, consolidando uma trajetória de dedicação e superação no campo da Enfermagem. Incentivada pela mãe e sua família, Marcelly sempre manteve vivo o sonho de atuar na área da saúde, para cuidar das pessoas, o que a levou a iniciar sua formação no curso Técnico de Enfermagem.
“Sempre foi um desejo meu, desde de pequena, cuidar das pessoas, desde sempre a área da saúde me atraiu. Foi uma satisfação quando minha mãe aceitou o convite de fazer o curso técnico comigo e hoje somos duas Técnicas de Enfermagem”, conta Marcelly Sterfany.
Motivada pela filha, Esterfrancy decidiu seguir seus passos e ingressar no curso de Técnico em Enfermagem.
“Sonhava em cursar algo na área da saúde, mas por conta da vida de casa e trabalho, acabei desanimando. Com o incentivo e persistência da minha filha, recuperei o interesse e a força de vontade para realizar este grande sonho ao lado dela “, relata a mãe com orgulho.
As duas se apoiaram mutuamente em cada etapa do processo de formação, desde os primeiros dias de aula até a conclusão, enfrentando os desafios acadêmicos e pessoais. Em um dado momento, para custear as mensalidades e as despesas do curso, precisaram vender lanches na porta da escola técnica.
Atualmente, atuam no mesmo hospital, onde aplicam na prática o conhecimento adquirido e continuam a fortalecer o vínculo que as uniu ainda mais ao longo dessa jornada. Ao receberem suas carteiras juntas, mãe e filha, expressaram sua felicidade e gratidão.
“É um dia bastante especial para gente, pois foi uma conquista bastante árdua, muitas noites assistindo aula, abdicando de várias coisas para chegarmos a essa conquista”, agradeceu Esterfrancy.
O evento, que celebrou a entrada de novos profissionais no mercado, ganhou ainda mais brilho com essa história inspiradora, mostrando que o caminho da enfermagem é construído com dedicação, companheirismo e amor. O Coren-PI tem orgulho de fazer parte das conquistas de cada inscrito. Seguimos unidos por mais conquistas.
Ascom Coren-PI