Desinterdição do Serviço de Enfermagem: Após ação do Coren-PI, UBS Bela Vista Rural passa por reforma estrutural e administrativa

Fiscalização que faz a diferença! Após a interdição do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), a Unidade Básica de Saúde Bela Vista Rural, em Teresina, apresentou reforma de suas instalações físicas e reorganização dos processos de trabalho dos profissionais de Enfermagem.

No mês de julho deste ano, o plenário da autarquia determinou a Interdição Ética dos Serviços de Enfermagem da unidade, como resultado da constatação de insegurança técnica e risco à integridade física de profissionais e pacientes, apontadas em fiscalizações do conselho.

A precariedade da estrutura física da unidade impedia que a população da região tivesse acesso a serviços básicos, como prevenção contra câncer do colo de útero e coleta de exames laboratoriais, há pelo menos dois anos. O local também carecia de itens indispensáveis, como medicamentos, bebedouros e aparelhos de climatização em pleno funcionamento.

Com a solução da maioria das inconformidades apontadas inicialmente, o Coren-PI decidiu pela desinterdição da unidade. Assim, os profissionais de Enfermagem já estão atuando normalmente e a população, agora, dispõe de um espaço de saúde digno. “Ficamos extremamente satisfeitos com uma mudança tão expressiva. Com esta reforma, os profissionais de Enfermagem da unidade poderão realizar suas funções em melhores condições, e a comunidade terá acesso a um serviço de saúde muito mais eficiente. Esse é o propósito do nosso conselho”, afirmou o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas.

Os resultados são uma importante demonstração do impacto positivo das ações do Coren-Pl para a sociedade, com melhoria significativa dos serviços de saúde.

Ascom Coren-PI