Em congresso internacional, enfermeiros fortalecem protagonismo do Brasil na área da Estomaterapia 

Ao todo, 38 pessoas representaram o Brasil no evento

O 23º Congresso Bienal da World Council of Enterostomal Therapists (WCET), realizado em parceria com The Association of Stoma Care Nurses (ASCN UK), entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, na Escócia, reuniu profissionais, estudantes e especialistas na área da Estomaterapia de diversas partes do mundo. Foram dias marcados pela troca de conhecimentos e inovações na área de saúde, com destaque para o Brasil, com extensa contribuição científica, incluindo a participação de profissionais de Enfermagem piauienses. Estiveram presentes no evento 38 pesquisadores brasileiros, sendo seis deles do Piauí, entre enfermeiros e médicos.

Entre as participações marcantes, tivemos a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), Dra. Sandra Marina Gonçalves, referência internacional na área de Estomaterapia e professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Além de docente da graduação, Dra. Sandra também coordena a pós-graduação em Estomaterapia da instituição, sendo uma figura central no desenvolvimento dessa especialidade, tanto no Piauí quanto em nível nacional. 

Conselheira do Coren-PI, Dra. Sandra Marina, foi um dos destaques brasileiros no congresso

No evento, Sandra Marina evidenciou a importância da constante qualificação de enfermeiros da Atenção Primária para o cuidado de pacientes com estomias, enfatizando a necessidade de intervenções educacionais contínuas; tendo sempre em vista o aprimoramento de habilidades e a promoção de uma assistência qualificada e a consequente melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

O congresso destacou-se como uma oportunidade única para atualização e troca de experiências sobre os cuidados com pacientes que possuem estomas, feridas e incontinências. Com foco na inovação e no fortalecimento de parcerias entre instituições de ensino e saúde, o evento buscou não apenas elevar o nível das discussões sobre práticas avançadas na Estomaterapia, mas também consolidar o Brasil, como um polo emergente e importante para o desenvolvimento científico na área. 

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *