Em prol da honra e da integridade da enfermeira Samara Pereira Lima, na última quarta-feira, 23/10, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou uma Sessão de Desagravo Público no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe. Samara foi vítima de ataques verbais nas redes sociais, feitos pela Sra. Nitércia Santos, acompanhante de um paciente do Hospital Local de Guadalupe-PI.
Em resposta às ofensas, o Coren-PI garantiu o direito da enfermeira de ser publicamente desagravada, reconhecendo a importância de proteger e valorizar a dignidade dos profissionais de enfermagem.
A Sessão de Desagravo foi conduzida pelo conselheiro regional do Coren-PI, o Técnico de Enfermagem Antônio Santos, que ressaltou a seriedade do caso e a necessidade de uma resposta firme em defesa da classe. A decisão de realizar o desagravo foi analisada e deferida na 594ª Reunião Ordinária de Plenário do Coren-PI, destacando o compromisso da instituição com a justiça e o respeito à profissão.
“Além de agradecer ao Coren pelo ato de Desagravo ao meu favor, gostaria de reiterar aos profissionais que se sentirem coagidos, para que entrem em contato com o conselho, denunciem, porque temos leis e resoluções que nos favorecem”, agradeceu a profissional desagravada.
O presidente do Coren-PI, Dr. Samuel Freitas Soares, enfatizou o papel fundamental do Conselho na defesa dos profissionais de enfermagem contra quaisquer atitudes que desrespeitem sua honra e dignidade. “O Coren-PI reafirma sua posição de coibir posturas abusivas e proteger o livre exercício da profissão. Não toleramos qualquer forma de ataque ou ofensa contra nossos profissionais e estaremos sempre à disposição para defendê-los”, declarou o presidente.
- O Desagravo Público é um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da Enfermagem, realizado em sessão pública, conforme a Resolução COFEN nº 564/2017. Profissionais ofendidos no exercício da profissão podem solicitar essa sessão ao Coren-PI.
- Denúncias: Utilize a Ouvidoria do Coren-PI para realizar denúncias por meio do site: https://coren-pi.org.br/ouvidoria/. Forneça detalhes como nomes, local, data, documentos e testemunhas. Em caso de agressão, registre um boletim de ocorrência.
Ascom-PI