Grupo terá a missão de revisar e atualizar os documentos que orientam a ouvidoria-geral, buscando modernizar a gestão e o atendimento, além de garantir maior eficiência no atendimento às demandas
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) iniciou a reformulação da Ouvidoria-Geral do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados à sociedade e aos profissionais de Enfermagem. Para conduzir esse processo, foi criado o Grupo de Trabalho (GT), estabelecido pela Portaria Cofen nº 63/2025. Destaque para a participação da Ouvidora-Geral do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Amparo Vieira.
O GT tem a missão de revisar e atualizar os documentos que orientam a ouvidoria-geral, buscando modernizar a gestão e o atendimento, além de garantir maior eficiência no atendimento às demandas. A primeira reunião do grupo foi realizada na última semana, com o objetivo de discutir as ações e estratégias a serem adotadas.
Entre as principais mudanças estão a padronização de prazos e fluxos para as demandas encaminhadas à ouvidoria, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento. Além disso, o GT busca estabelecer uma comunicação mais clara e transparente com a sociedade, os profissionais de enfermagem e os Conselhos Regionais de Enfermagem.
Para atingir esses objetivos, o GT realizará uma análise detalhada dos regulamentos atuais e contará com a colaboração dos ouvidores dos Conselhos Regionais de Enfermagem de todo o Brasil. “A intenção é reunir as melhores práticas e incorporá-las ao novo regimento, criando uma estrutura mais moderna e eficiente, capaz de responder com agilidade às demandas dos profissionais de Enfermagem e da população”, explica Eduardo Fernando de Souza, ouvidor-geral do Cofen e coordenador do GT.
Na reunião inaugural, o grupo também definiu um cronograma de atividades para as próximas semanas, com foco na implementação das melhorias previstas. A expectativa é que essa reformulação contribua para fortalecer ainda mais a relação entre o Cofen e os profissionais de Enfermagem, além de proporcionar um atendimento de maior qualidade e eficácia. Essa iniciativa reafirma o compromisso do Cofen com a transparência, a modernização dos serviços e a valorização dos profissionais de Enfermagem em todo o país.
Amparo Vieira
Atual Ouvidora-Geral, Amparo já ocupou o cargo de presidente, entre os anos 1991 e 1993, e a chefia da Divisão de Fiscalização do Coren-PI. Recentemente, assumiu a Secretaria da Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí, Rede Ouvir. Em 2021, foi agraciada com a maior honraria da Enfermagem Brasileira, o Prêmio Anna Nery, concedido pelo Cofen.
Composição do Grupo de Trabalho
Eduardo Fernando de Souza, Ouvidor-Geral do Cofen;
Evellyne Augusto Melo, Ouvidora-Geral do Coren-PE;
Felipe Alves Baptista da Silva, Ouvidor-Geral do Coren-SP;
Maria do Amparo de Castro e Silva Vieira, Ouvidora-Geral do Coren-PI;
Moisés Carlos Braga, Ouvidor-Geral do Coren-GO;
Rafael Vasconcelos Vieira, Ouvidor-Geral do Coren-RJ.
Fonte: Ascom/Cofen