Conselheira do Coren-PI é destaque em Congresso Internacional de Feridas

A Dra. Sandra Marina palestrou sobre o uso da Matriz de Fibrina Leucoplaquetária Autóloga (FLA) em feridas complexas.

Na última semana, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) marcou presença no I Congresso Internacional de Feridas de Goiás, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Goiânia, na figura da conselheira Dra. Sandra Marina. O evento reuniu pesquisadores e professores renomados para discutir avanços e práticas no tratamento de feridas. 

Convidada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dra. Sandra Marina, que é membro do Grupo de Trabalho do Cofen responsável pela avaliação da prática do uso da Matriz de Fibrina Leucoplaquetária Autóloga (FLA), ministrou a palestra intitulada “Avaliação da prática do uso da Matriz de Fibrina Leucoplaquetária Autóloga (FLA) transfusional no tratamento de feridas complexas por Enfermeiros”. 

Sua abordagem destaca os avanços científicos da FLA, e ressalta como essa técnica tem se mostrado uma alternativa promissora no tratamento de feridas complexas, acelerando a cicatrização e reduzindo complicações para os pacientes. Por meio de  dados parciais de uma pesquisa, conduzida pela Comissão de Estomaterapia do Coren-PI, com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), Sandra Marina também compartilhou experiências práticas, com resultados promissores, e estudos recentes que comprovam a eficácia da FLA transfusional.

O procedimento, que utiliza o próprio sangue do paciente para estimular a regeneração tecidual, tem sido cada vez mais adotado em diferentes contextos clínicos, ampliando as possibilidades de atuação da Enfermagem. Durante sua apresentação, a conselheira também enfatizou a necessidade de capacitação contínua para a aplicação dessa técnica por Enfermeiros. “A aplicação da Matriz de Fibrina Leucoplaquetária Autóloga é um procedimento que deve ser realizado pelo Enfermeiro, pois exige conhecimento técnico-científico e capacitação. Além de dominar a técnica, o profissional precisa avaliar corretamente o paciente para garantir um tratamento seguro e eficaz”, destacou a conselheira. 

A participação do Coren-PI no Congresso Internacional de Feridas de Goiás reafirma o compromisso da instituição com a atualização científica e a valorização dos profissionais de Enfermagem. Eventos como esse são essenciais para promover o intercâmbio de conhecimentos, impulsionar novas práticas e fortalecer a atuação da categoria na assistência à saúde.

Fonte: Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *