Na última semana, a equipe técnica do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) esteve presente no município de Bom Jesus, para conduzir uma etapa do Curso de Qualificação da Consulta de Enfermagem em Saúde Reprodutiva com Inserção do DIU, uma iniciativa do Coren-PI em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O projeto, desenvolvido desde 2023, tem como objetivo capacitar profissionais de Enfermagem para oferecer consultas especializadas na Atenção Primária à Saúde (APS), garantindo mais acesso e autonomia no planejamento sexual e reprodutivo.
A capacitação reforça a importância da atuação da Enfermagem na promoção da saúde da mulher e na ampliação do acesso a serviços essenciais. Com essa qualificação, os profissionais poderão ofertar consultas especializadas, contribuindo para a descentralização do acompanhamento em Saúde.
A ação foi desenvolvida com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus. Na atividade, os profissionais receberam treinamento para aprimorar a Consulta de Enfermagem, que abordou desde a orientação sobre métodos contraceptivos e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) até a inserção do dispositivo intrauterino (DIU), ampliando o conhecimento técnico e assegurando a eficiência na realização do procedimento.
A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, representada pelo secretário municipal, Keppler Miranda, agradeceu ao Coren-PI pela iniciativa e destacou a relevância do treinamento para os profissionais da rede pública. “Esse momento foi fundamental para qualificar ainda mais nossos profissionais e ampliar a oferta desses serviços à nossa população”, pontuou Keppler em rede social.
Em apenas dois dias, a qualificação já apresenta resultados expressivos, evidenciados pelos números alcançados. Confira:
- 45 mulheres avaliadas;
- 35 dispositivos intrauterinos inseridos;
- 10 pacientes consideradas inaptas;
- 45 testes rápidos de gravidez;
- 180 testes rápidos de ISTs.
A equipe técnica tem retorno programado, após 40 dias, para realizar mais uma etapa da capacitação, com revisões. “Iniciativas como essa fortalecem a Enfermagem piauiense, garantindo que os profissionais estejam cada vez mais preparados para atuar na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população”, elucidou a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Coren-PI, Mageany Barbosa.
Fonte: Ascom Coren-PI