Com objetivo de discutir os parâmetros mínimos ao dimensionamento da força de trabalho da Enfermagem em diferentes áreas de atuação, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu consulta pública. Esta iniciativa visa fornecer subsídios para a categoria no planejamento e na programação da equipe, garantindo que os parâmetros sejam adequados à realidade institucional, ao perfil e à complexidade dos pacientes, de acordo com indicadores assistenciais e sobrecarga de trabalho.
A revisão do Parecer Normativo Cofen 1/2024, sugerida por um Grupo de Trabalho (GT), abrange áreas essenciais como Atenção Primária à Saúde, Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica, Unidade de Terapia Intensiva, Urgência e Emergência, Centro de Atenção Psicossocial, Unidade de Internação de Queimados, Saúde da Mulher e Neonatal, Serviços de Hemoterapia, entre outras.
Segundo a coordenadora, conselheira Helga Bresciani, o dimensionamento mínimo de profissionais é parâmetro fundamental para garantir a qualidade e a segurança na assistência prestada aos pacientes. “O dimensionamento adequado da força de trabalho em Enfermagem permite uma atuação eficiente, reduzindo a sobrecarga e o estresse, e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável”, afirma.
A consulta pública estará aberta até dia 31 de julho. Durante este período, profissionais de Enfermagem, instituições de saúde, acadêmicos e a sociedade em geral são convidados a participar, enviando suas sugestões e comentários.
Os interessados podem acessar o link https://consultapublica.cofen.gov.br/cofen/44/proposicao e preencher o formulário disponível. Todas as contribuições serão analisadas pelo GT responsável e consideradas na elaboração da versão final do normativo.
Participe e ajude a fortalecer a Enfermagem no Brasil!
Fonte: Ascom/Cofen