
Na manhã de 1º de agosto, Parnaíba acordou diferente. Do litoral, os ventos traziam mais que maresia: carregavam propósitos. E, no ar, havia algo mais denso que a brisa do mar: a essência da Enfermagem.
Foi nesse clima, com escuta e incentivo de conhecimento que o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou mais uma edição do Encontro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Encrepi), consolidando o evento como um marco no fortalecimento da Enfermagem no estado. Nesta edição, o Encrepi reuniu mais de 500 participantes, entre profissionais e estudantes de Enfermagem, com uma programação científica ampla e de alto nível.

Durante a abertura, o presidente do Coren-PI, Dr. Samuel Freitas, destacou que o Encrepi é uma iniciativa que “busca mais valorização da Enfermagem, aproxima o conselho dos profissionais e dos estudantes, permite conhecer suas perspectivas, dialogar e projetar o futuro da profissão.” Segundo ele, eventos como esse são fundamentais para promover a escuta ativa, discutir os principais desafios enfrentados na prática e estimular o aprimoramento contínuo, momento em que o conselho pode reafirmar o seu compromisso com a ética, a qualidade da assistência e o reconhecimento da importância da Enfermagem para a saúde pública.
O evento foi estruturado em três eixos: Encontro dos Enfermeiros Responsáveis Técnicos, Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí e Jornada Acadêmica – que, juntos, trouxeram diversidade temática e relevância prática e teórica aos assuntos abordados. A programação estimulou a qualificação da Enfermagem, com atenção às diferentes realidades e necessidades de cada categoria.

Todos os conselheiros regionais participaram ativamente das atividades, com participação nas palestras e minicursos disponibilizados. Além do Encrepi, o conselho realizou no dia anterior, 31 de julho, a 605° Reunião Ordinária de Plenário, também em Parnaíba. Entre os destaques da programação, os eventos contaram com a participação da Dra. Fátima Sampaio, ex-presidente do Coren-PI e ex-conselheira federal do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), cuja trajetória inspira gerações de profissionais da área.
O Encrepi também foi palco de momentos de emoção e reconhecimento. Profissionais receberam a Medalha do Jubileu de Ouro e a Comissão de Fomento Acadêmico da Enfermagem entregou o bóton Mérito Acadêmico a estudantes com desempenho de excelência. Confira os nomes:
Profissionais que receberam a Medalha Jubileu de Ouro :

Coren-PI com a qualificação profissional
- Enf. Nadja Miranda de Freitas Sampaio
- T.E. Norma Noelia Marques dos Santos
- T.E. Erivania Ferreira de Araújo Cardoso
- R.T. Alexandra Brito de Oliveira
Estudantes que receberam o bóton do Mérito Acadêmico:
- Jaiana Nascimento Albuquerque
- Maria Simone Serejo Paschoa
- Edianina Vieira de Sousa
- Sandy Maria Silva do Nascimento
- Franciele de Araújo Damasceno
Seguimos unidos por mais conquistas!
Ascom Coren-PI