
Nos últimos quinze dias, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, em Teresina, registrou dois episódios de princípios de incêndio. Diante disso, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, na última quinta-feira, 21, inspeção no complexo de saúde do Promorar, que inclui a UPA, o hospital e a maternidade, a fim de verificar as condições estruturais e a segurança técnica para o desempenho das atividades da equipe de Enfermagem.

A visita foi conduzida pela conselheira Elisangela de Jesus, acompanhada da enfermeira fiscal Nayra Silva e do assessor técnico Nazareno Coutinho Júnior.
Durante a inspeção, foi constatado que as medidas emergenciais foram adotadas imediatamente com apoio da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). Felizmente, não houve registro de feridos entre pacientes ou profissionais.
Para a conselheira Elisangela de Jesus, a ação reforça a importância da prevenção:
“Situações como essas evidenciam o quanto a segurança estrutural das unidades de saúde é essencial para proteger vidas, tanto de pacientes quanto dos profissionais. O Coren-PI continuará acompanhando de perto todas as etapas para garantir condições de trabalho seguras e adequadas para a Enfermagem”, destacou.
O conselho aguarda o resultado da perícia técnica a ser realizada pelo Corpo de Bombeiros e irá reforçar, junto aos órgãos competentes, a necessidade de apuração detalhada das causas dos incêndios, para que medidas preventivas sejam implementadas e episódios semelhantes não voltem a ocorrer.
Ascom Coren-PI