Na Uespi, Coren-PI prestigia atividade da pós-graduação em Estomaterapia e reforça importância da especialidade

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Dr. Samuel Freitas, acompanhado do chefe de gabinete do Coren-PI , Dr. Arthur Antunes, estiveram nesta semana na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí (Facime/UESPI), em Teresina, para acompanhar um módulo da especialização em Estomaterapia. macando presença para reafirmar o compromisso do Conselho com a valorização da Enfermagem e de suas especialidades.

O momento contou ainda com a participação especial da professora Marta Lira, de São Paulo, referência nacional na área, que ministrou uma aula sobre incontinência urinária, tema de grande relevância para a prática profissional da Enfermagem e para a saúde da população.

Dados científicos reforçam a urgência do debate: “a prevalência de incontinência urinária em mulheres pode chegar a 21,9% entre praticantes de atividade física funcional de 30 a 39 anos, e a falta de acompanhamento adequado agrava o problema.” expôs Coordenadora da Pós-Graduação em Estomaterapia da Uespi e conselheira do Coren-PI, Sandra Marina Gonçalves.

As estratégias, como mudanças de estilo de vida, orientação nutricional, exercícios dirigidos, pessários vaginais e tecnologias como biofeedback e eletroestimulação, não são apenas protocolos, são ferramentas que devolvem dignidade, liberdade e confiança a milhares de pessoas que convivem com essas condições. “Divulgar o papel do enfermeiro Estomaterapeuta junto à população é fundamental para o reconhecimento desse profissional altamente qualificado, que atua de maneira interdisciplinar e contribui decisivamente para o controle e prevenção das disfunções pélvicas”, destacou a Dra. Marta Lira.

O Enfermeiro estomaterapeuta ocupa papel central na avaliação, diagnóstico e implementação de estratégias conservadoras para o tratamento das disfunções pélvicas. Ao detalhar disfunções urinárias, dolorosas e anorretais, Marta destacou que esses profissionais realizam uma escuta atenta e avaliações individualizadas que vão muito além da técnica. Ao dar visibilidade à estomaterapia, o Conselho reafirma que cada especialidade fortalece a profissão e amplia o alcance do cuidado.

Durante a atividade, o presidente Samuel Freitas destacou a necessidade de ampliar a valorização da Estomaterapia e de fortalecer a atuação dos enfermeiros que se dedicam a essa especialidade, “A Enfermagem como um todo precisa compreender a importância de abordar as incontinências, e a sociedade precisa entender que o enfermeiro pode, sim, atuar nesse campo. Estamos aqui para somar forças para um tema tão importante na área de enfermagem, que vem ganhando cada vez mais espaço. Precisamos ter cada vez mais enfermeiros Estomaterapeutas. O Conselho segue unido, para fortalecer ainda mais esse campo de atuação”, afirmou Samuel Freitas.” Ao dar visibilidade à Estomaterapia, o Coren-PI reafirma que cada especialidade fortalece a profissão e amplia o alcance do cuidado.

A Estomaterapia é uma especialidade que contribui não apenas para o cuidado direto, mas também para a prevenção de agravos, promoção da saúde e melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes. A presença do Coren-PI neste momento reforça o compromisso da instituição em apoiar e fortalecer a formação continuada da Enfermagem piauiense, valorizando especialidades que têm grande impacto social.

A Enfermagem piauiense segue unida por mais conquistas.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *