O presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, concedeu entrevista ao Portal Cidade.com Verde sobre a decisão que proíbe enfermeiros de realizarem implantes contraceptivos.
Na matéria, Samuel classificou a medida como um retrocesso e ressaltou que o conselho vai recorrer para garantir que a Enfermagem siga oferecendo esse serviço essencial. Confira:
Uma decisão da Justiça Federal reacendeu o debate sobre as atribuições profissionais na área da saúde. Após o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí ganhar na justiça, proibindo que os enfermeiros realizem um curso sobre inserção de implantes contraceptivos, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) reagiu.
O presidente do Coren, Samuel Freitas classificou a medida como um “retrocesso” e que vai recorrer à justiça para barrar a decisão.
“Vamos recorrer. É um absurdo o que o CRM está fazendo e é uma falácia essa história de risco à população. Esse implante é sub derme, não é invasivo. Se for assim, vamos ter que suspender todos os serviços nos hospitais porque os enfermeiros aplicam injeções nas veias e músculos. Essa medida é um retrocesso e é uma atitude de reserva de mercado”, disse o presidente do Coren/PI.
Aumentou mais de 300% os implantes feitos por enfermeiros
Samuel Freitas garante que os implantes contraceptivos no SUS estão sendo feitos, na maioria, por enfermeiros.
“Os médicos não têm interesse de fazer os implantes contraceptivos pelo SUS, só se for privado”, disse.
O presidente do Coren encaminhou os dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). De 2022 a 2025, aumentou em 318% o número de realizações de métodos contraceptivos realizados por enfermeiros no SUS. Em 2025, foi 97% dos procedimentos (309 pedidos, 302 realizados por enfermeiros, no âmbito da APS).
“São 302 mulheres que provavelmente estariam grávidas de uma maneira indesejada, porque muitas vezes essas mulheres não têm condição de ter acesso ao controle de natalidade”, disse Samuel.
Confira a nota oficial do Coren-PI clicando aqui.
Fonte: Portal Cidade Verde.com