Técnica de Enfermagem Dimar Santos é homenageada com o Prêmio Anna Nery pelo Piauí

A noite do dia 9 de setembro de 2025 ficará marcada na história de Dimar Santos! A Técnica de Enfermagem piauiense foi uma das homenageadas com o Prêmio Anna Nery 2025, a maior honraria da Enfermagem brasileira. Este ano, a solenidade aconteceu em Salvador-BA, durante o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Criada em 2012, a premiação é destinada aos profissionais que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalham pelo desenvolvimento da profissão. Indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Dimar ficou emocionada ao relembrar sua trajetória e reafirmar o compromisso com a profissão que transformou sua vida.

Ao todo, 34 profissionais foram homenageados, indicados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem e pelo plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em reconhecimento às suas contribuições à Enfermagem e à saúde no Brasil. O presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou a importância da premiação como um momento de reconhecimento e valorização da Enfermagem. “Hoje é dia de homenagear aquelas e aqueles que se destacam na nossa comunidade, na nossa região, na rua, em cada canto do nosso país. Reconhecemos profissionais que se sobressaem na atuação assistencial, na pesquisa, na gestão, na educação e também nas lutas sociais que dão visibilidade à Enfermagem e fortalecem o sistema de saúde. Cada trajetória celebrada aqui representa um compromisso coletivo com a vida, com a dignidade humana e com a esperança de um futuro mais justo”.

Ao lado do presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, e dos conselheiros federais do Cofen, Antonio Neto e James Santos, Dimar celebrou o prêmio

Natural de Arraial-PI, Dimar Maria da Conceição Santos sempre demonstrou sensibilidade para o cuidado e encontrou na Enfermagem o caminho para unir ciência, humanidade e serviço. O início da carreira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi decisivo para moldar sua visão sobre a profissão. “Na UTI, aprendi que a Enfermagem vai muito além do protocolo, ela exige escuta, sensibilidade e coragem. Durante a pandemia, mesmo com medo, permanecemos firmes. A força que encontrei naquele período me transformou como profissional e como ser humano”, destacou.

Dimar também participou de projetos que marcaram sua trajetória, como a implantação de um programa de capacitação para equipes de UTI e a criação de ações de humanização no ambiente hospitalar, que incluíram rodas de conversa com familiares e apoio psicológico. “Essas experiências mostraram que o trabalho em equipe, pode gerar mudanças concretas na vida dos pacientes”, ressaltou. Além da assistência, a técnica de Enfermagem se dedicou à pesquisa em Segurança do Paciente, colaborou com políticas públicas voltadas à valorização da categoria e participou de campanhas de saúde comunitária no Piauí, levando prevenção e informação para regiões afastadas.

Emocionada, Dimar dedicou a homenagem a quem sempre esteve ao seu lado. “Dedico essa conquista a todos os profissionais de Enfermagem que enfrentam jornadas difíceis na linha de frente, muitas vezes, sem o devido reconhecimento. Dedico também à minha família, que sempre foi meu apoio incondicional, e aos meus pacientes, que me ensinam diariamente o verdadeiro sentido do cuidado e da resiliência”, afirmou.

Ao todo, 34 profissionais foram homenageados, indicados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem e pelo plenário do Cofen

Mesmo após se aposentar da rede estadual há oito meses, Dimar segue atuando na UTI cardíaca do Hospital São Marcos, onde já soma 24 anos de dedicação. “Minha missão agora é continuar contribuindo com projetos voltados à humanização, à segurança do paciente e ao acolhimento das famílias em momentos delicados. Meu maior sonho é permanecer sendo útil, inspirando e ajudando a transformar vidas, com o mesmo amor e dedicação de quando comecei”, finalizou.

O presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, destacou a relevância da conquista: “A trajetória da Dimar reflete a essência da Enfermagem: coragem, dedicação e humanidade. Sua conquista é um orgulho e um exemplo para o Piauí”, disse.

Com a entrega do Prêmio Anna Nery 2025, Dimar Santos se junta ao grupo de profissionais que marcaram a história da Enfermagem no país. Sua trajetória inspira, emociona e reafirma a importância de reconhecer quem, com coragem e amor, dedica a vida ao cuidado.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *