Coren-PI dialoga com Diretorias da FMS Teresina sobre demandas da Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) esteve reunido, nesta sexta-feira (03/10), com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) para discutir pautas essenciais relacionadas ao exercício da Enfermagem na rede municipal.

Pela manhã, o encontro foi com a Diretoria de Atenção Especializada (DAE), conduzida pela Dra. Gina Matias. Entre os pontos abordados, destacaram-se os processos de fiscalização em tramitação no conselho e as principais inconformidades identificadas, em especial, o dimensionamento de pessoal de Enfermagem.

O Coren-PI destacou a importância da adequação do quantitativo de profissionais para a garantia da qualidade da assistência, e aproveitou para reforçar a necessidade de convocação dos aprovados no concurso da FMS Teresina. Outros aspectos abordados foram estrutura física de alguns unidades e documentos gerenciais.

No período da tarde, a reunião foi com a Diretoria de Atenção Básica (DAB), que tem a Dra. Fátima Sousa como diretoria. Foram tratadas questões como o dimensionamento de Enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde, a estrutura das UBS e a responsabilidade técnica de Enfermagem, tendo como base a nova resolução do Cofen e a Lei do Exercício Profissional.

Pelo Coren-PI, participaram: o chefe de gabinete, Arthur Antunes; a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), Andressa Nogueira; os assessores técnicos, Nazareno Coutinho Jr. e Maria Clara Alencar; e o assessor jurídico, Paulo Cefas.

Déficit de profissionais

Nos últimos dias, o Coren-PI apontou a necessidade de contratação de pelo menos 1160 profissionais de Enfermagem na rede pública municipal. Esse número abrange os vínculos precários firmados na rede municipal e o déficit de profissionais, conforme apurado pela Divisão de Fiscalização do conselho.

Concurso FMS Teresina

O concurso da FMS foi realizado em 2024, e os aprovados vêm sendo convocados desde o início deste ano. No entanto, ainda persistem problemas relacionados aos contratos, situação que o Coren-PI acompanha de perto, cobrando soluções efetivas que assegurem a valorização e as condições adequadas de trabalho para a Enfermagem.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *