Coren-PI apoiará implementação de rede de cuidados para AVC e IAM no estado

Pioneiro no Brasil, projeto prevê integração de todas as regionais do Piauí

Expectativa é de que a implementação das linhas de cuidado contribua para o salvamento de muitas vidas

Está em processo de implementação no Piauí o Projeto das Linhas de Cuidado para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), do Governo do Estado. Na última quarta-feira, 25/01, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) recebeu a equipe das novas linhas de cuidado, representada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com a empresa Allm, para apresentação do protocolo.

De acordo com dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil, em 2022, o AVC vitimou 112.992 pessoas no Brasil. No mesmo período, o infarto levou 105.786 pessoas à morte. Dados que consolidam o AVC e o infarto como duas das principais causas de morte no país.

Diante de números tão alarmantes, que podem ser reduzidas com um atendimento adequado e imediato, é fundamental que as equipes de saúde estejam preparadas com as técnicas mais precisas e atuais. A expectativa é de que a implementação das linhas de cuidado IAM e AVC contribua para o salvamento de muitas vidas. Na estratégia, os profissionais de saúde são capacitados a identificar os sinais clássicos do AVC e do infarto.

“É uma iniciativa que vem chamando a atenção em outros estados, a exemplo do Maranhão e do Espírito Santo, e até em nível internacional. Um projeto que está sendo pensado em dimensões estaduais, o que era inédito no Brasil até então, e que une duas áreas de atuação grandiosas. Já salvamos e temos o propósito de salvar muitas vidas”, destacou o coordenador da rede de urgência e emergência da Sesapi, Telmo Mesquita.

Indicadores iniciais da Linhas de Cuidado

Já o coordenador estadual da linha de Cuidado do AVC, Romilto Pacheco, chama atenção para a aplicação do protocolo que visa a recuperação do paciente com qualidade de vida e autonomia, buscando reduzir ao máximo a incidência de sequelas: “Esses minutos salvam muito mais que vidas. “Salvam” mobilidade, “salvam” a capacidade de o paciente reconhecer o seu familiar, a capacidade de falar, de engolir… É sobre preservar a vida com qualidade. As linhas de cuidado preveem o tratamento não só preventivo, que é o mais eficaz, mas também o agudo, com medicação e treinamento de pessoal. A enfermagem está presente em todas as etapas desse processo, por isso, é indispensável que tenhamos o apoio do Coren-PI”, explicou o neurocirurgião.

O uso do procedimento de trombólise e da Plataforma Join são os destaques das linhas. A plataforma oferece suporte ao diagnóstico e estratégia terapêutica, e será utilizada como ferramenta para otimização do atendimento ao paciente. Dispõe, ainda, de uma equipe de cardiologistas e neurologistas 24 horas, por meio da telesaúde e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Durante o encontro, o Coren-PI firmou o compromisso de participar do processo de aplicação do projeto e de incorporar as diretrizes das linhas de cuidado às atividades do programa de capacitação do regional, o “Coren Capacita”, que disponibiliza treinamentos e capacitações para profissionais de enfermagem em municípios do interior: “Nosso conselho está à disposição para contribuir no que for necessário. Acredito que possamos viabilizar a disponibilização desses projetos no nosso “Coren Capacita”. Contem sempre conosco. Juntos, conseguiremos salvar ainda mais vidas”, pontuou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto.

Uso do procedimento de Trombólise

A Trombólise Endovenosa é um dos principais tratamentos do Acidente Vascular Cerebral isquêmico agudo. Para que os resultados do tratamento sejam alcançados, é essencial o atendimento imediato das pessoas com sinais e sintomas do AVC isquêmico.

Fonte: Ascom Coren-PI