Comissão de Sindicância produzirá relatório técnico sobre a situação da instituição
Na noite desta segunda-feira, 06 de março, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou uma inspeção ao Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração (Itacor), em Teresina.
A fiscalização se deu por meio de uma Comissão de Sindicância, formada pela conselheira Enf. Ana Lívia Castelo Branco e pelos colaboradores Enf. Nazareno Júnior e Enfª Laíse Senna, e deu seguimento ao processo fiscalizatório que foi iniciado ainda em 2020.
O processo apresenta diversas irregularidades relativas ao exercício profissional de Enfermagem, a exemplo do dimensionamento de pessoal inadequado, que acontece quando o número de profissionais de Enfermagem é inferior ao necessário para a prestação de uma assistência de Enfermagem segura. As ilegalidades já tinham levado o conselho a notificar o hospital.
“Após sucessivas tentativas de resolução, o Coren-PI não obteve retorno da instituição. Recentemente, a unidade foi citada no processo e a comissão foi verificar as inconformidades relatadas; entre elas: a inexistência de enfermeiro nos postos e/ou compartilhamento de funções e o dimensionamento de pessoal (técnicos e enfermeiros) inadequado”, destacou Ana Lívia. A conselheira também ressaltou que o Coren-PI encontrou dificuldades para ter acesso às escalas de profissionais.
Agora, a partir das informações reunidas durante a inspeção, a comissão de sindicância produzirá um relatório sobre a situação da unidade. De acordo com o parecer da comissão, o plenário do Coren-PI irá deliberar sobre uma possível interdição ética dos serviços de Enfermagem do hospital.
FONTE: Ascom Coren-PI