Coren-PI realiza fiscalização no Hospital de Urgência de Teresina (HUT)

Fiscais, conselheiros e estagiárias do Coren-PI integraram a equipe de fiscalização

Entre os dias 08 e 10 de março, quarta a sexta-feira da última semana, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou inspeção de rotina no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A fiscalização aconteceu de acordo com o planejamento de inspeções anual da Divisão de Fiscalização do conselho.

Segundo o Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), por se tratar de um dos maiores hospitais do estado, foi necessário um roteiro operacional de fiscalização envolvendo fiscais, conselheiros e estagiárias, que ficaram responsáveis por setores específicos da unidade. A partir das informações coletadas nos três dias de intenso trabalho, os fiscais elaborarão um relatório e as notificações de possíveis irregularidades serão encaminhadas às diretorias de Enfermagem e Geral do HUT.

“Durante os trabalhos, ouvimos os responsáveis por cada setor e relatos dos profissionais de Enfermagem do hospital. Nossa finalidade é possibilitar que os profissionais desempenhem suas atividades com excelência. Após a conclusão do relatório, esperamos contribuir para a melhoria da assistência oferecida e para a segurança dos profissionais”, frisou a chefe do DGEP, enfermeira fiscal Andressa Nogueira.

Em caso de irregularidades relacionadas ao dimensionamento, a direção do hospital será notificada

Um dos aspectos averiguados pela equipe que merece destaque é o sistema de classificação de pacientes, que serve como base para o cálculo de dimensionamento de pessoal (número de profissionais necessário para a prestação de uma assistência de Enfermagem segura). Nesse sistema, os pacientes são classificados de acordo com a gravidade clínica e grau de dependência da equipe de Enfermagem.

“Na oportunidade, orientamos os profissionais sobre a importância de classificar os pacientes e quais os impactos disso para a mensuração dos profissionais necessários na prática. A próxima etapa será a realização do cálculo de dimensionamento com os enfermeiros responsáveis técnicos do hospital. Em caso de número insuficiente de profissionais, o hospital será notificado para que realize as adequações necessárias”, explicou o conselheiro Samuel Freitas.

Participaram das atividades de inspeção as enfermeiras fiscais Andressa Nogueira, Angelane Neponucemo, Dalva Soares e Gersonete dos Santos; os conselheiros enfermeiros Samuel Freitas, Deusa Helena Albuquerque e Ana Lívia Castelo Branco; e as estagiárias Irene Ribeiro e Sara Guimarães.