Coren-PI realiza desagravo público em favor de enfermeira do SAMU Teresina

Reafirmando o seu compromisso de proteger e resguardar os profissionais de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, na última terça-feira, 18, uma sessão de desagravo público em defesa da honra da enfermeira Isabel Cristina Cavalcante Carvalho. A profissional foi desrespeitada, durante o exercício de sua profissão, por dois médicos.  A sessão aconteceu no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina, local de trabalho da profissional agredida, e foi mediada pelo conselheiro Samuel Freitas.

O conselho apurou que a enfermeira foi agredida verbalmente pelos dois médicos envolvidos, que proferiram ofensas com o intuito de menosprezar a profissional e diminuir a sua atuação e profissão. A conselheira relatora do processo, Enf. Deusa Helena Albuquerque, explicou atuação do Coren-PI no caso: “Nós conversamos com testemunhas, que confirmaram os fatos, e apuramos que o comportamento hostil dos dois médicos era recorrente. Em seguida, emiti parecer favorável à realização do desagravo público. Nosso objetivo é acolher essa profissional e coibir esse tipo de atitude”, disse.

A sessão contou com a presença de profissionais de Enfermagem, colegas de outras profissões e diretores dos serviços da unidade, e dos representantes do Coren-PI: conselheiros Enf. Samuel Freitas, Enfª Deusa Helena e T.E. Wendel Alves, e Ouvidora Enfª Amparo Vieira.

Para o conselheiro Samuel Freitas, além atuação do Coren-PI nesse tipo de incidente, é necessário que as instituições de saúde atuem na busca por mecanismos que venham a inibir comportamentos agressivos, incentivar boas condutas éticas e proporcionar o bom convívio no ambiente de trabalho. “O Coren-PI atua para assegurar os aspectos éticos para que o profissional de Enfermagem consiga exercer sua profissão com segurança e qualidade. Nesse processo, é importante que as instituições possuam alternativas de suporte e acolhimento a esses profissionais. Estamos sempre à disposição para auxiliar instituições e profissionais, podem contar com o apoio Coren-PI”, finalizou.

O profissional de Enfermagem deve realizar denúncias por meio do canal da ouvidoria do Coren-PI disponível no site: https://coren-pi.org.br/ouvidoria/ . É muito importante que as manifestações sejam enviadas com detalhes, como: nome dos envolvidos, local e data, documentos que apontem indícios e/ou prova dos fatos e até mesmo indicação de testemunhas.

. Desagravo Público

O Desagravo Público é um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da Enfermagem, realizado em sessão pública, de acordo com a resolução Cofen nº 564/2017. Profissionais de Enfermagem ofendidos no exercício da profissão, ou em razão dela, têm o direito de solicitar a sessão ao Coren-PI.