Presidentes do Sistema Cofen/Conselhos de Enfermagem recebem cidadania piauiense

Solenidade foi realizada no plenário da ALEPI

Em sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), na manhã de hoje, 09, a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) – (2021-2014), Enfª Betânia Santos, e o ex-presidente do Cofen (2007-2012 e 2015-2018), Enf. Manoel Neri, foram homenageados com o Título de Cidadão Honorário Piauiense.

A proposição foi do então deputado estadual, e atual Secretário de Estado da Justiça do Piauí, Cel. Carlos Augusto, já conhecido por abraçar e defender as demandas da Enfermagem. Como deputado, conseguiu aprovar três importantes projetos relacionados à categoria: Semana da Enfermagem (Lei Nº 7.412), Descanso Digno (Lei Nº 7.532) e 30 horas semanais para os profissionais de Enfermagem da rede pública estadual (Lei Nº 7.724).

Atual presidente do Cofen assumiu um importante papel em defesa da Enfermagem e do piso salarial

Em seu discurso, a homenageada do dia, Betânia Santos, agradeceu a horaria, fez uma breve consideração sobre as riquezas do Piauí e destacou a atuação incansável do Coren-PI em defesa das principais demandas da Enfermagem do estado: “Sou paraibana e agora tenho a honra de dizer que sou piauiense. Como presidente do Cofen, não poderia estar mais feliz de ser homenageada com este título e por esta assembleia, uma casa que valoriza a nossa profissão, tendo já aprovado a jornada de regulamentada em 30 horas para os profissionais do estado, uma demanda histórica da nossa categoria”, disse.

Já Manoel Neri, que atualmente preside o Coren Rondônia, dedicou o título a todos os profissionais que estão atuando no estado do Piauí e em todo território nacional. Destacou, também, as conquistas políticas recentes da categoria e o trabalho do secretário Carlos Augusto pela parceria com o Coren-PI nos vários projetos de leis que beneficiam os profissionais de Enfermagem.

Manoel Neri destacou as conquistas mais recentes da categoria

A honraria foi entregue pelo presidente da casa legislativa, Franzé Silva e pela deputada Simone Pereira, que conduziu a sessão. O evento reuniu profissionais de Enfermagem, integrantes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e estudantes de graduação em Enfermagem.

. Semana da Enfermagem

No Piauí, de acordo com a Lei Nº 7.412, a Semana da Enfermagem faz parte do Calendário Oficial do estado. Por esse motivo, diversas atividades educativas, de reconhecimento e valorização da categoria são realizadas durante esse período e se estendem por todo o mês de maio.

. Homenageados

Betânia Santos e Manoel Neri são dois nomes de enorme destaque dentro do Sistema Conselho Federal/ Conselhos Regionais de Enfermagem, o ex e a atual presidente da autarquia. Em suas gestões, o Sistema esteve à frente das principais reivindicações da Enfermagem, protagonizando reuniões com setores do governo, parlamentares e judiciário, e fortalecendo a categoria por meio de ações, tais como a divulgação de notas de apoio, campanhas e atos nacionais. Agora, cidadãos piauienses, deixam um legado de desenvolvimento e visibilidade da Enfermagem no estado, tendo contribuído para a estruturação física do Coren-PI e apoiado diversos programas e ações do regional.

Fonte: Ascom Coren-PI