Mais de 30 anos de luta, um ano de descaso

Há exatamente um ano, a Lei Federal 14.434/22 era sancionada. O estabelecimento do Piso Salarial Nacional da Enfermagem traria reconhecimento e dignidade para mais de 2,7 milhões de profissionais de Enfermagem espalhados por todo o Brasil.

Lamentavelmente, a controversa interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) e a falta de agilidade do Governo Federal em garantir o repasse das verbas para o setor público ainda impedem a materialização dessa conquista.

Depois de ter protagonizado a maior mobilização de uma categoria nos últimos anos, compartilhamos do mesmo sentimento de frustração e injustiça vivenciado pela Enfermagem nesses últimos 12 meses. Entre reuniões, atos e marchas, o Coren-PI abraçou essa luta e permaneceu ao lado de cada profissional de Enfermagem, fazendo o que estava ao seu alcance para que o Piso fosse realidade. Estivemos unidos em uma única voz por valorização, reconhecimento e salário digno para a nossa categoria. Trabalho e dedicação não faltaram e a mobilização continua.

A Enfermagem fez e seguirá fazendo a sua parte. Que os verdadeiros responsáveis pelo não cumprimento da lei encontrem as soluções. O dia 4 de agosto de 2022 não pode ser esquecido. O Piso é lei e deve ser cumprido.

Respeitosamente,

Enf. Antonio Neto, presidente do Coren-PI