Mais um momento histórico para a Enfermagem piauiense! Enfermeiros e enfermeiras de sete municípios estão habilitados a realizar consultas de enfermagem qualificadas em Ginecologia, com a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), e Obstetrícia, com uso da ferramenta ultrassonográfica. A cerimônia de entrega de certificados e declarações de conclusão aconteceu na noite desta sexta-feira, 1º de setembro, na sede do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI).
Resultado de uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Coren-PI, em conjunto com o Hospital Maternidade Sofia Feldman e prefeituras dos municípios participantes, o projeto tem como objetivo incluir a Enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, contribuindo para a qualificação da assistência, redução dos índices de mortalidade materna e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo.
“É um dia de muita alegria para todos nós. Conseguimos colocar em prática esse projeto magnífico, que impacta diretamente na qualidade de vida da população. Agradeço ao Conselho Federal de Enfermagem, ao Hospital Sofia Feldman e aos sete municípios piauienses que toparam esse grande desafio conosco. A expectativa é que tenhamos a continuidade do projeto e possamos continuar fazendo a diferença”, afirmou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto.
Os (as) enfermeiros (as) dos municípios de Picos e Oeiras concluíram o Curso de Qualificação da Consulta em Enfermagem Ginecológica com Ênfase na Saúde Reprodutiva e nos Métodos Contraceptivos, incluindo a capacitação para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). Já os profissionais de União, José de Freitas e Altos, realizaram o Curso de Consulta de Enfermagem Obstétrica com a utilização da ferramenta Ultrassonagráfica. Os municípios de Piripiri e Miguel Alves tiveram enfermeiros (as) formados (as) em ambos os cursos.
Dando continuidade à cerimônia, a conselheira e membro da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-PI, Enfª Mageany Barbosa, que também concluiu um dos cursos, apresentou alguns resultados do projeto e enfatizou a grandeza da iniciativa: “Iniciamos esse projeto ainda em 2021, no início da nossa gestão. É maravilhoso chegar até aqui, superando todas as dificuldades e desafios. Não é, somente, sobre inserir DIU ou realizar ultrassom. É sobre cuidar com qualidade de mulheres e famílias. Cada vida transformada é o que nos motiva, diariamente, a querer fazer dar certo. Parabéns a todos que fizeram desse projeto esse grande sucesso”.
Durante as etapas práticas dos dois cursos foram inseridos 154 dispositivos intrauterinos, com mais de 500 testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) realizados, e mais de três mil exames de ultrassom executados.
“Tem sido imensamente satisfatório vivenciar a força da Enfermagem do Piauí e as particularidades desse estado maravilhoso. Estamos fazendo história, mudando a história da saúde sexual e reprodutiva de centenas de famílias. Representando a presidente do Cofen, Betânia Santos, quero parabenizar o plenário do Coren-PI por todo o empenho para trazer essas práticas avançadas e capacitar os enfermeiros”, pontuou a membro da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Enfª Elisante Carvalho.
Representando os profissionais que concluíram o curso de consulta de Enfermagem Ginecológica, com inserção de DIU, a enfermeira Letícia Carvalho destacou, em seu discurso, a importância da consulta de Enfermagem Qualificada. “Esse curso foi um divisor de águas em nossa vida profissional. Além da redução dos indicadores de mortalidade materna e infantil, e aborto inseguro, buscamos garantir às mulheres uma escolha consciente do método contraceptivo, respeitando sua decisão. Um olhar mais atento, uma escuta qualificada, uma abordagem adequada, um exame físico de qualidade, sem dúvidas, fazem a diferença”, disse.
Participaram do evento as secretárias de saúde dos municípios de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, Piripiri, Beatrice Pimentel, José de Freitas, Sara Farias, preceptores do Cofen, amigos e familiares do concludentes, e conselheiros e servidores do Coren-PI.
Base Legal – Realidade consolidada no Brasil e no mundo, a atuação da Enfermagem no planejamento reprodutivo está amplamente amparada pela legislação. A consulta de Enfermagem na área tem amparo na lei que do exercício profissional, no inciso II do Art. 8º do Decreto 94.406/1987, e na Resolução 690/2022, que normatiza a atuação do Enfermeiro no Planejamento Familiar e Reprodutivo. Já a realização de ultrassonografia por enfermeiros obstétricos especializados é normatizada pela Resolução Cofen 627/2020.
Recomendação do Ministério da Saúde – No mês de maio de 2023, o Ministério da Saúde recomendou, em nota técnica, a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) por enfermeiros e médicos no âmbito do planejamento familiar e reprodutivo.
A oferta, indicação, inserção e retirada do DIU devem ser realizadas por profissionais capacitados, após avaliação clínica da pessoa, com informações claras sobre os benefícios e possíveis riscos, e assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
. Confira a lista dos (as) enfermeiros (as) qualificados (as):
– Curso de Qualificação da Consulta de Enfermagem Ginecológica com Ênfase na Saúde Reprodutiva e nos métodos contraceptivos, incluindo a capacitação para a inserção do DIU – Dispositivo Intrauterino:
Aldaildes da Silva Costa
Denise Bezerra Barrosa da Silva
Francisco Davi Meneses Melo
Letícia Maria Carvalho de Sousa
Mageany Barbosa dos Reis
Rita da Cassia de Carvalho Leal
– Curso de Consulta de Enfermagem Obstétrica com a Utilização da Ferramenta Ultrassonagráfica:
Ana Maria Mendes Holanda de Melo Ferreira
Francisca Gardênia Carvalho Sousa Silva
Hugo Napoleão de Moraes Neto
Ivana Mayra da Silva Lira
Mara Regina Pereira Viana Damasceno Feitosa
Márcia Pinheiro de Araújo
Maria do Socorro Silva Costa
FONTE: Ascom Coren-PI