NOTA OFICIAL

Coren-PI repudia diminuição do valor do plantão extra anunciada pela FMS Teresina

Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) repudia veementemente a diminuição do valor do plantão extra – uma modalidade necessária para garantir uma assistência de saúde segura e de qualidade para toda população – anunciada pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), por meio do Memorando Circular 7991298, fundamentado no Decreto nº 24.514/2023 da Prefeitura Municipal de Teresina.

Em um momento de ascensão da categoria, que assumiu o protagonismo da luta por direitos e valorização profissional, como na mobilização em defesa do piso salarial nacional, entendemos a decisão como um retrocesso. Não há como falar em valorização do servidor público e, ao mesmo, adotar medidas que prejudicam esses profissionais, que tanto contribuem com a administração e com a sociedade.

É direito do profissional de Enfermagem o recebimento de remuneração compatível com o nível de formação, a jornada de trabalho, a complexidade das ações e a responsabilidade pelo exercício profissional. A Enfermagem merece respeito e reconhecimento por parte do poder público de Teresina.

O Coren-PI buscará dialogar com a FMS, tendo como objetivo a revisão e anulação da medida. Reforçamos, ainda, que todas as providências relacionadas ao cumprimento do dimensionamento de pessoal de Enfermagem (quantitativo de profissionais ideal para uma assistência segura) nas unidades de responsabilidade da FMS estão sendo tomadas pelo Coren-PI. Seguiremos firmes no nosso compromisso de proteger a sociedade, zelando pela qualidade dos serviços de Enfermagem e pela garantia dos direitos dos profissionais da área.

Teresina, 11 de setembro de 2023

Atenciosamente,
Enf. Antonio Neto
Presidente do Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *