Encontro aconteceu na sede da fundação e reuniu diversas entidades da área da saúde
Após se manifestar publicamente contra a diminuição dos valores do plantão extra, anunciada pela Fundação Municipal de Teresina (FMS), o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) participou de uma reunião com membros da gestão municipal, nesta quarta-feira, 13/09. O conselheiro Enf. Samuel Freitas e o assessor de gabinete, Enf. Arthur Antunes, representaram a autarquia na oportunidade.
O encontro aconteceu na sede da FMS Teresina e reuniu diversas entidades da área da saúde. Durante as tratativas, os representantes do Coren-PI expuseram uma série de demandas relativas ao exercício da Enfermagem, sendo a principal, a garantia do dimensionamento de pessoal nas instituições que são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Teresina.
“O plantão extra, uma modalidade que deveria ser utilizada de forma excepcional, tem sido utilizado de maneira corriqueira pela FMS, nós lamentamos essa decisão que reduz drasticamente os valores dos plantões. Com isso, estivemos presentes na reunião, a fim de garantir o quantitativo ideal mínimo de profissionais para um serviço de Enfermagem seguro, no âmbito da rede municipal de saúde”, explicou o conselheiro Enf. Samuel Freitas.
Finalizado o encontro, não houve acordo entre gestores e entidades da área da saúde. Uma nova tentativa de consenso será realizada durante audiência com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), prevista para os próximos dias. O Coren-PI continuará acompanhando todos os desdobramentos relacionados ao tema e segue firme no seu compromisso de garantir a qualidade da assistência de Enfermagem e os direitos dos profissionais da categoria.
FONTE: Ascom Coren-PI