Coren-PI inspeciona unidades de saúde em Piripiri e Hugo Napoleão

Diretor do HRCR, Gabriel Mauriz, recebeu
as fiscais do Coren-PI

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), por meio da Divisão de Fiscalização, realizou inspeções no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, e na Unidade Básica de Saúde de Hugo Napoleão, para verificação do processo de trabalho da Enfermagem, dimensionamento de pessoal e condições de trabalho dos profissionais.

Executadas de acordo com o planejamento de inspeções anual da Divisão de Fiscalização do conselho, as visitas aconteceram nos dias 20, quarta-feira, em Piripiri, e 22, sexta-feira, em Hugo Napoleão. Segundo o Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), além do procedimento técnico, que visa e assegurar a qualidade da assistência prestada à sociedade, as fiscalizações são uma ótima oportunidade de troca de informações e orientações sobre o exercício ético e legal da Enfermagem aos profissionais que atuam nas unidades, estimulando os valores éticos da profissão.

A Enfª fiscal Andressa Nogueira, chefe do DGEP, falou sobre as visitas. “Durante os trabalhos, ouvimos e passamos orientações aos profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades. Nossa finalidade é possibilitar que eles desempenhem suas atividades com excelência e em segurança”, disse.

Inspeção na UBS de Hugo Napoleão

No caso de Hugo Napoleão, o conselho verificou, junto à secretária de saúde e à coordenadora de vigilância à saúde do município, as condições de trabalho e a manutenção de enfermeiro durante todo o período de funcionamento dos serviços de Enfermagem do município, sobretudo nas transferências dos pacientes, uma vez que não contam com rede hospitalar.

Andressa Nogueira participou das duas fiscalizações, sendo acompanhada pela Enfª fiscal Dalva Soares na visita de Piripiri.  A partir das informações coletadas, as fiscais elaborarão um relatório e as notificações de irregularidades serão encaminhadas aos responsáveis pelas unidades. A Divisão de Fiscalização do Coren-PI acompanhará todos os prazos de regularização.