Em inspeção para possível Interdição Ética, Coren-PI apura ilegalidades na Unidade Mista de Francisco Ayres

Comissão de Sindicância produzirá relatório técnico sobre a situação da unidade

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou, na última quarta-feira, 21, inspeção na Unidade Mista de Saúde de Francisco Ayres. A fiscalização se deu por meio de uma Comissão de Sindicância, formada pela conselheira Enfª Sílvia Alcântara e pelas colaboradoras Enfª Laise Senna e Enfª Flávia Dias, e contou com a participação do chefe de gabinete Enf. Arthur Antunes.

Parte do processo fiscalizatório que foi iniciado em 2020, a inspeção buscou averiguar diversas irregularidades relativas ao exercício profissional de Enfermagem, a exemplo da ausência de Enfermeiro no período noturno e aos domingos, inexistência de Enfermeiro Responsável Técnico (RT), além de estrutura física precária e repouso inadequado. Tais ilegalidades já tinham levado o conselho a notificar os responsáveis pela unidade.

“Durante a visita, constatamos que algumas inconformidades ainda persistem, como a inexistência de enfermeiro em todo período em que as atividades de Enfermagem são executadas, ausência de profissional RT e problemas na estrutura física. O objetivo do Coren-PI é resguardar a atuação dos profissionais de Enfermagem e garantir um cuidado seguro para toda a população”, detalhou o chefe de gabinete do Coren-PI, Arthur Antunes.

Agora, a partir das informações coletadas, a comissão de sindicância produzirá um relatório sobre a situação da unidade. De acordo com o parecer da comissão, o plenário do Coren-PI irá deliberar sobre uma possível interdição ética dos serviços de Enfermagem da unidade.

Ascom Coren-PI