Hospital São Marcos obtém recomendação positiva em avaliação para recebimento do Selo da Qualidade do Cofen

Caso a Diretoria do Cofen acompanhe o entendimento da Comissão, hospital será o primeiro do Piauí a alcançar a certificação

Coren-PI ofereceu apoio técnico à equipe de Enfermagem do hospital durante o processo de busca pela qualificação

A Enfermagem do Piauí está a um passo de ter o seu primeiro hospital reconhecido com o Selo da Qualidade do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren)! Isso porque o Hospital São Marcos recebeu, após visitas de avaliação realizadas nos dias 5 e 6 de março, indicação positiva da Comissão Nacional da Qualidade do Cofen (CNQ).

Para chegar ao parecer favorável na avaliação, a Comissão apreciou mais de 400 itens, com percentual de conformidade com os critérios de referência superiores a 88%. As vistorias foram realizadas pelas Drªs Heloísa Helena Silva e Maria do Socorro Pena. Muito além de uma certificação das instituições, o Selo reconhece os profissionais de Enfermagem.

“O Coren-PI é a favor de iniciativas que destacam e valorizam as práticas positivas que levam a uma assistência de Enfermagem segura. Essa avaliação positiva é um merecido reconhecimento ao excelente trabalho que cada profissional de Enfermagem desempenha diariamente. Parabenizo todos os colegas envolvidos”, parabenizou o presidente do Coren-PI, Enf. Samuel Freitas.

De acordo com o gerente de Enfermagem do Hospital São Marcos, Enf. Daniel Coelho, a recomendação da Comissão eleva não somente o padrão de cuidados de Enfermagem do Hospital São Marcos, como contribui, também, para a valorização da profissão em todo o estado. “Essa certificação evidencia o compromisso constante da nossa equipe com a excelência na assistência de Enfermagem. Seguiremos trabalhando pela melhoria contínua de nossos serviços”, disse.

Agora, o relatório da CNQ será avaliado pela Diretoria do Cofen. Em caso de acompanhamento do parecer da Comissão, o hospital será o primeiro do Piauí a alcançar a certificação.

Selo da Qualidade Cofen – O Selo da Qualidade do Cofen contempla instituições de saúde e de ensino, buscando reconhecer a excelência no exercício profissional da Enfermagem com foco nas gestões da qualidade, de risco e da segurança do paciente. Para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”. Instituições podem se inscrever para a avaliação de forma voluntária e sem ônus. Mais informações podem ser obtidas no site do Cofen.

Ascom Coren-PI