Hospital São Marcos recebe Selo da Qualidade do Cofen

Instituição é a primeira do Piauí a alcançar a certificação

Conquista do selo simboliza a excelência e o compromisso da equipe de Enfermagem do hospital com o cuidado dos seus paciente

A Enfermagem do Piauí agora tem o primeiro hospital reconhecido com o Selo da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)! Isso porque o Hospital São Marcos (HSM) recebeu, na última sexta-feira, 12 de julho, a certificação da Comissão Nacional da Qualidade do Cofen (CNQ).

A solenidade de entrega aconteceu no auditório do HSM e contou com a presença de diversas autoridades e profissionais de Enfermagem. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Samuel Freitas, esteve no evento e parabenizou a equipe do hospital: “O Coren-PI é a favor de iniciativas que destacam e valorizam as práticas positivas que levam a uma assistência de Enfermagem segura. Parabenizo todos os profissionais de Enfermagem envolvidos”, pontuou Freitas.

Para a presidente da CNQ, Enfª. Tatiana Melo, responsável pela entrega da certificação, o selo é um marco para o fortalecimento da Enfermagem piauiense. “Este selo é um reconhecimento do compromisso do Hospital São Marcos com a qualidade e a segurança dos seus pacientes, e reflete o esforço contínuo da equipe de Enfermagem. Esperamos que o exemplo positivo alcance outras instituições do estado”, afirmou. Para chegar à certificação, a Comissão apreciou mais de 400 itens, com percentual de conformidade com os critérios de referência superiores a 88%. As vistorias foram realizadas no mês de março deste ano.

Coren-PI ofereceu apoio técnico à equipe de Enfermagem do hospital durante o processo de busca pela qualificação

De acordo com o gerente de Enfermagem do hospital, Enf. Daniel Coelho, o recebimento do selo eleva não somente o padrão de cuidados de Enfermagem do HSM, como contribui, também, para a valorização da profissão em todo o estado. “Essa certificação evidencia o compromisso constante da nossa equipe com a excelência na assistência de Enfermagem. Seguiremos trabalhando pela melhoria contínua de nossos serviços”, concluiu.

Muito além de uma certificação das instituições, o Selo reconhece os profissionais de Enfermagem e busca incentivar ações voltadas para a segurança do paciente que estejam alinhadas às políticas de apoio do Cofen, estimulando práticas que contribuam com a assistência em Enfermagem qualificada e livre de danos.

Selo da Qualidade – iniciativa do Cofen, contempla instituições de saúde e de ensino, buscando reconhecer a excelência no exercício profissional da Enfermagem com foco nas gestões da qualidade, de risco e da segurança do paciente. Para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões: “Ações gerenciais sistêmicas”, “Estrutura organizacional”, “Aspectos operacionais”, “Infraestrutura”, “Gestão de pessoas” e “Responsabilidade social”. Instituições podem se inscrever para a avaliação de forma voluntária e sem ônus. Mais informações podem ser obtidas no site do Cofen.

O Hospital São Marcos – é uma entidade filantrópica fundada em 1953 e o único Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do estado do Piauí, prestando serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital atende 100% dos casos de câncer na infância e na adolescência e 98% dos casos em adultos, ocupando posição de referência em saúde para o Piauí e outros estados a exemplo do Maranhão, Ceará e Pará.

Ascom Coren-PI