Coren-PI moderniza Fiscalização com sistema digital que traz mais eficiência, transparência e agilidade

Regional é o primeiro a colocar o Módulo de Fiscalização do Sigen em prática

Implantação do sistema representa um salto de qualidade na fiscalização e no atendimento aos profissionais

A Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) recebeu, entre os dias 19 e 23 de maio, um treinamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para a implantação do Módulo de Fiscalização do Sistema Integrado de Gestão da Enfermagem (Sigen). O regional é o primeiro do país a colocar em prática o uso do módulo em situações reais, marcando uma nova etapa no processo de padronização e modernização da fiscalização da Enfermagem no Brasil. 

O Sigen é o sistema oficial do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, que visa unificar os processos e informações de todos os Conselhos Regionais. Segundo, Walkírio Almeida, enfermeiro fiscal do Cofen, o Coren-PI está atuando como parceiro na fase de estabilização do sistema, após testes simulados realizados em outros momentos. “Agora, estamos testando o módulo em situações reais, com a equipe de fiscalização do Coren-PI, operacionalizando diretamente. A partir da experiência e do retorno dos fiscais, faremos os ajustes necessários para garantir o pleno funcionamento do sistema”, elucidou. 

Além de parceiro na implantação, o Coren-PI também participa ativamente como desenvolvedor do Módulo de Fiscalização, uma vez que os fiscais locais que estão testando, avaliando e apontando as melhorias necessárias para o funcionamento do sistema.  

Fiscais do Coren-PI estão testando e apontando melhorias necessárias para o funcionamento do sistema

Entre os principais avanços trazidos pelo Sigen está a eliminação de procedimentos manuais, a uniformização dos processos entre os regionais e o fortalecimento da integração de informações. “Antes, cada conselho buscava soluções próprias. Isso gerava dificuldades na integração e maior tempo de execução dos processos. O Sigen corrige tudo isso com uma plataforma única, moderna e padronizada”, acrescentou Walkirio.

“Esse é mais um passo para tornar o Coren-PI, em sintonia com o Sistema Cofen/Coren, uma referência em modernidade, transparência e acessibilidade para quem está na ponta. Nosso objetivo é que os profissionais sintam que podem contar com um conselho digital, atualizado e comprometido com a realidade de quem vive o dia a dia da profissão. Agradecemos ao Cofen por essa oportunidade única”, afirmou Samuel Freitas, presidente do Coren-PI.

A chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-PI (DGEP), Andressa Nogueira, explicou que o novo sistema representa um salto de qualidade na fiscalização e no atendimento aos profissionais. “Com o Sigen, conseguimos conferir celeridade aos atos fiscalizatórios, organizar melhor os prazos e ter um controle mais eficiente dos processos. Além disso, o sistema facilita o trabalho dos fiscais, que já estão realizando os registros diretamente nos tablets, no momento da fiscalização, de forma totalmente digital”, relatou. 

Treinamentos aconteceram na sede do regional e em campo, durante as inspeções

Para Angelane Nepomuceno, enfermeira fiscal e chefe da Divisão de Fiscalização do Coren-PI, “essa mudança facilitará muito o nosso trabalho no dia a dia, trazendo mais eficiência, qualidade e transparência para as fiscalizações”. 

O treinamento do Módulo de Fiscalização se soma aos outros já implantados no Coren-PI, como o de Inscrição, Registro e o de Processo Ético, consolidando o regional como padrão em nível nacional na adoção do Sigen. Além de facilitar a rotina dos fiscais e dos profissionais, a tecnologia traz segurança, rastreabilidade e confiabilidade aos dados, possibilitando uma resposta mais ágil às demandas do conselho. 

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *