
No início do mês de julho, o Grupo de Trabalho (GT) em Enfermagem Neonatal do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), realizou uma reunião com representantes da pós-graduação em Enfermagem Neonatal da Unieducacional. O encontro teve como objetivo principal discutir estratégias de valorização e qualificação da atuação profissional na área de Neonatologia.
Durante o encontro, o GT deu destaque para a importância do registro do título de especialista em Enfermagem Neonatal junto ao Coren-PI. As membras do grupo, Enf.ª Ravena Alencar (presidente do GT), Enf.ª Maria Gislany (coordenadora) e a Enf.ª Brisa Cristina Rodrigues, detalharam os procedimentos necessários para solicitação e homologação do título, além de esclarecer os benefícios para os profissionais e o impacto no fortalecimento da categoria.
O Grupo de Trabalho também propôs a ampliação do diálogo com instituições de ensino para divulgação do registro do título. A proposta busca incentivar alunos e egressos das pós-graduações a participarem das ações do Coren-PI, como capacitações e eventos técnico-científicos.
Durante a escuta com os representantes da pós-graduação, foram apontadas lacunas percebidas na formação e na prática profissional neonatal. Como encaminhamento, foram sugeridos temas para cursos, oficinas e treinamentos voltados especialmente a recém-formados e profissionais em início de atividade.
“Nosso objetivo é promover uma atuação profissional cada vez mais qualificada na área da Enfermagem Neonatal. Ao incentivar o registro do título de especialista, buscamos estreitar o vínculo desses profissionais, e futuros profissionais, com o Coren-PI e estimular uma participação mais ativa nas ações do Conselho”, destacou a Enf.ª Maria Gislany, coordenadora do GT.
A reunião é uma entre as ações que reforçam o compromisso do Coren-PI com a valorização da Enfermagem Neonatal, por meio de ações colaborativas que promovem qualificação, reconhecimento e fortalecimento da categoria no estado.
Ascom Coren-PI