Enfermagem que é destaque | Empreendedorismo: Com inovação e protagonismo, Rozy Alencar impulsiona Enfermagem em Valença do Piauí

A Enfermagem no Piauí vem mostrando, cada vez mais, que pode ultrapassar as fronteiras da assistência e conquistar novos espaços com inovação, técnica e protagonismo. Um exemplo dessa realidade é a enfermeira esteta Rozy Alencar, de Valença do Piauí, que se destaca como empreendedora na Enfermagem, ao conciliar técnica, cuidado e inovação. Sua trajetória se intensificou ainda mais ao conquistar uma vaga no Empretec o principal programa de formação de empreendedores do mundo. Em uma capacitação voltada ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras para Enfermeiros e Enfermeiras, fruto de uma parceria inédita entre o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas); Reconhecido nacionalmente por transformar a mentalidade empreendedora e aprimorar habilidades de gestão.

Para Rozy, a seleção para o Empretec representa um marco na carreira: “Foi como receber um convite para um novo nível de jogo. Sei que é um programa transformador, voltado para quem quer mudar a mentalidade e agir de forma estratégica. É o reconhecimento da minha trajetória e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de crescer ainda mais como empresária, afirma a empreendedora.

A trajetória de Rozy até a inauguração da sua clínica, em 2023, foi marcada por desafios e superação. Antes mesmo da abertura oficial, ela já se dedicava a especializações na área, conciliando estudos, atendimentos e a construção de um espaço próprio. “Sempre acreditei que a Enfermagem vai muito além do cuidado hospitalar. Vi na estética uma oportunidade de unir ciência, saúde e autoestima, impactando não só a aparência, mas a forma como as pessoas se sentem e vivem. Empreender me deu liberdade para inovar e oferecer um atendimento humano, onde cada detalhe é pensado para transformar vidas”, explica. O resultado foi a criação da Rozy Alencar Saúde e Estética Integrada, hoje referência em Valença do Piauí.

Com a formação, ela pretende aperfeiçoar a gestão do negócio, desenvolver novas estratégias e compartilhar o aprendizado com outros profissionais de saúde e estética, fortalecendo a categoria.

Para o presidente do Conselho, Samuel Freitas, “executar práticas avançadas específicas, alinhadas às resoluções e respaldadas por protocolos técnicos, um dever que fortalece a Enfermagem. O Coren-PI reconhece e valoriza profissionais como Rozy Alencar, que demonstram, na prática, que a Enfermagem pode e deve empreender dentro dos limites éticos e legais, inovando, ampliando o campo de atuação e fortalecendo toda a categoria”, afirmou.

O registro de consultórios de Enfermagem é um passo essencial para profissionais que desejam atuar de forma autônoma, oferecendo assistência qualificada e especializada à população. Esse processo, além de gratuito, garante a legitimidade da atuação do enfermeiro empreendedor, assegurando respaldo técnico e legal para suas atividades.

Fique por dentro da parte técnica e legal!

Realizar consulta de Enfermagem é um direito do profissional enfermeiro, assegurado pela Lei 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea “i”, pelo Decreto 94.406/87, art. 8º, inciso I, alínea “e”, pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e normatizada pela Resolução Cofen 736/2024. A Resolução Cofen 568/2018, alterada pela Resolução Cofen 606/2019, regulamenta os consultórios e clínicas de Enfermagem. Já a Resolução Cofen 721/2023 atualizou os procedimentos necessários para concessão, renovação, suspensão e cancelamento de Registros de Empresas (RE) que possuam atividade na Enfermagem.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *