Coren-PI se destaca no 15º Senafis com pioneirismo e experiências exitosas na Fiscalização

Regional foi o primeiro do país a implantar o módulo de Fiscalização do Sigen e apresentou experiências de conciliação e acompanhamento de processos no 15º Senafis

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) marcou presença de forma estratégica no 15º Seminário Nacional de Fiscalização (Senafis) do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem (Cofen/Coren). Realizado nesta semana, entre os dias 12 e 15/08, em Natal-RN, o encontro reuniu fiscais, coordenadores, gestores, advogados e conselheiros de todo o país para debater inovações e fortalecer uma das principais atividades-fim dos conselhos: a fiscalização do exercício profissional da Enfermagem.

O evento, criado em 2008, já se consolidou como um espaço fundamental para trocar experiências, debater estratégias e adotar tecnologias que garantam a qualidade da assistência e a segurança do paciente. Este ano, representaram o Coren-PI: as conselheiras regionais Sandra Marina Gonçalves e Sílvia Alcântara; a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Andressa Nogueira; os enfermeiros fiscais: Rômulo Campelo, Ana Yara Bezerra e Larissa Lima; o assessor técnico, Nazareno Coutinho Júnior; além do conselheiro federal do Cofen, Antonio Neto.

Pioneirismo na implantação do módulo de Fiscalização do Sigen

Na quarta-feira, 12, as enfermeiras fiscais do Coren-PI, Ana Yara Bezerra e Gersonete Santos, apresentaram em vídeos seus relatos sobre a implantação do módulo de Fiscalização do Sistema Integrado de Gestão em Enfermagem (Sigen), ferramenta que está modernizando e padronizando as ações fiscalizatórias em todo o país. O Piauí foi o primeiro conselho regional a testar e implantar o novo módulo, tornando-se referência para os demais regionais. A nova solução substitui procedimentos analógicos por digitais e contará com recursos de inteligência artificial, trazendo mais eficiência, precisão e agilidade para a fiscalização.

Experiência referência em conciliação

Já nesta quinta-feira, 13, o assessor jurídico do Coren-PI, Paulo Cefas, integrou a mesa-redonda “Conciliação em Processos de Fiscalização como estratégia para resolução de conflitos”. Ele apresentou os resultados expressivos obtidos pelo Regional com a adoção da conciliação desde 2024, que vem garantindo soluções mais céleres, diálogo ampliado e melhor resolução para demandas envolvendo o exercício profissional.

Prêmio Fiscalize

Ainda na quinta-feira, o enfermeiro fiscal Rômulo Campelo apresentou o trabalho “Boas práticas no acompanhamento do processo de fiscalização do exercício profissional de Enfermagem – Relato de experiência do Coren-PI” e concorre ao Prêmio Fiscalize, que reconhece iniciativas inovadoras e de impacto na fiscalização da Enfermagem.

Para o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, a participação no Senafis reforça o protagonismo do regional piauiense. “O Coren-PI tem buscado constantemente aprimorar seus processos e contribuir com soluções que beneficiam não só a Enfermagem e população do Piauí, mas todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Estar à frente na implantação de tecnologias e compartilhar nossas experiências é uma forma de fortalecer a fiscalização e valorizar o exercício profissional”, destacou.

Em 2024, os Conselhos de Enfermagem realizaram 27.162 fiscalizações em todo o território nacional. Já o Coren-PI, alcançou mais de nove mil profissionais de Enfermagem em 287 fiscalizações promovidas. Com as novas ferramentas e metodologias apresentadas no Senafis, a expectativa é alcançar resultados ainda mais expressivos em 2025.

Coren-PI com informações do Cofen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *