O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) fez bonito no 15º Seminário Nacional de Fiscalização (Senafis) e levou para casa o primeiro lugar no Prêmio Fiscalize. A conquista veio com um projeto que comprova, na prática, os resultados positivos do acompanhamento de processos de fiscalização realizados pelo regional. Neste ano, o evento do Sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Enfermagem aconteceu em Natal-RN, entre os dias 12 e 15 de agosto, reunindo representantes de todo o país.

O sucesso coroou a participação do Coren-PI, que já havia se destacado durante o evento com o pioneirismo na implantação do módulo de Fiscalização do Sistema Integrado de Gestão em Enfermagem (Sigen) e com os resultados expressivos alcançados com a adoção das conciliações desde 2024, consolidando o regional como referência nacional em inovação e eficiência na fiscalização da Enfermagem.
A apresentação do projeto vencedor ficou a cargo do enfermeiro fiscal Rômulo Campelo. De forma didática e transparente, Rômulo compartilhou com os participantes os detalhes da estratégia aplicada pelo Coren-PI, garantindo que o sucesso da iniciativa fosse plenamente compreendido por todos.
Para o relator, a iniciativa transforma a fiscalização em um processo mais humano, eficiente e pedagógico. “Nosso objetivo sempre foi o mesmo: fortalecer a Enfermagem e garantir uma assistência segura e ética para a população. Fiscalizar é orientar, construir e proteger a Enfermagem. Esperamos que essa prática inspire outros regionais e continue avançando”, disse Rômulo.
Desde novembro de 2024, o Coren-PI implementou as consultorias virtuais, reuniões on-line com gestores e enfermeiros responsáveis técnicos para apresentar os problemas identificados nas inspeções e orientar soluções. A estratégia promove alinhamento entre o conselho e as unidades de saúde, elevando a qualidade da assistência e evitando medidas mais severas, como ações judiciais ou interdições éticas. No período, 23 processos foram acompanhados por dois fiscais via videoconferência. Confira os resultados do trabalho que rendeu o primeiro lugar do Prêmio Fiscalize ao Coren-PI: 26,1% totalmente sanados; 47,8% parcialmente sanados; 17,4% em prazo de resposta e 8,7% não sanados.

“Vitória gigante do Coren-PI! Estou muito feliz pelo reconhecimento de uma estratégia inovadora que tem gerado frutos concretos para a fiscalização e fortalecimento da Enfermagem no Piauí”, destacou o presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, celebrando a conquista.
O prêmio reforça o protagonismo do Coren-PI no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e evidencia o comprometimento do regional em modernizar processos, garantir a qualidade da assistência e valorizar o exercício profissional.
Prêmio Fiscalize
O Prêmio Fiscalize é uma iniciativa de Cofen que busca reconhecer e valorizar ações de fiscalização do exercício profissional realizadas pelos Conselhos Regionais. A premiação acontece anualmente, dentro da programação do Senafis.
Ascom Coren-PI