Após ação de fiscalização, Coren-PI aponta necessidade de reforço no quadro de Enfermagem do HUT

Atividades iniciaram na terça-feira, 16/09

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) concluiu, nesta sexta-feira (19), a ação de fiscalização realizada ao longo da semana no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O trabalho, desenvolvido em parceria com os enfermeiros responsáveis técnicos da unidade, teve como objetivo avaliar a força de trabalho da Enfermagem e identificar se o número de profissionais é suficiente para garantir uma assistência segura aos pacientes.

A ação contou com reuniões junto aos enfermeiros responsáveis técnicos, técnicos de Enfermagem (especialmente das áreas de internamento) e representantes sindicais, em que foram apresentadas demandas relacionadas às condições de atuação e à sobrecarga de atividades. Além disso, a equipe do Coren-PI realizou visitas à Sala Verde e ao Posto 1, analisando o grau de dependência dos pacientes e o volume de horas de cuidado necessárias em cada caso.

De acordo com o levantamento, ficou constatado que o HUT não dispõe atualmente de quantitativo suficiente de profissionais de Enfermagem para atender de forma segura à demanda de pacientes que recebe diariamente.

Coren-PI seguirá acompanhando a situação, considerando
todos os prazos para adequações

Segundo a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Coren-PI, Andressa Nogueira, um dos encaminhamentos da reunião foi o compromisso da responsável técnica geral da unidade, enfermeira Suelen Silva, em dialogar com a gestão do hospital sobre soluções para o problema. “A responsável técnica ficou de verificar, junto à direção, um plano de contingência que permita regularizar, pelo menos, os setores mais críticos. Entre eles, destacamos a unidade de internamento de Ortopedia, que será o foco inicial das medidas”, explicou.

A fiscalização também identificou avanços: setores como o centro cirúrgico e a recuperação pós-anestésica já tiveram seu quadro de profissionais regularizado após notificações anteriores feitas pelo Coren-PI. Além da chefe do DGEP, participaram das atividades o enfermeiro fiscal Rômulo Campelo e a assessora técnica Maria Clara Alencar.

O conselho seguirá acompanhando a situação de perto, cobrando providências da gestão do hospital e reforçando sua atuação em defesa da valorização da Enfermagem e da qualidade da assistência prestada à população.

Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *