Cofen nomeia Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde Mental

Entre os integrantes está a conselheira do Coren-PI, Ana Lívia Castelo Branco

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nomeou, na última quinta-feira, 5/2, o integrantes da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde Mental. A criação da câmara, aprovada por unanimidade na 585ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), fortalece ações de apoio aos profissionais e qualifica a atuação em políticas públicas de Saúde Mental.

A Câmara Técnica é composta por sete enfermeiros de diversas regiões brasileiras, sob coordenação de Anderson Funai, doutor em Enfermagem Psiquiátrica (USP-RP) e docente de Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e atual presidente do Conselho Conselho Municipal de Saúde de Chapecó/SC, onde representa o Coren-SC. A professora Dorisdaia Humerez, ex-conselheira federal, ex-docente da USP e Unifesp e idealizadora do Programa Enfermagem Solidária, integra a Câmara Técnica.

Dentre as atribuições do novo órgão estão o assessoramento ao plenário e a reformulação do Programa Enfermagem Solidária, que promove acolhimento em saúde mental para enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes em todo o Brasil. A proposta é ampliar o programa, que passará a se chamar “Central de Atendimento e Suporte à Saúde Mental” e funcionar com agendamento, por meio da multiplataforma CofenPlay.  

O Brasil teve recorde histórico de mais de 546 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2025, um aumento de 15% em relação a 2024. Na linha de frente do atendimento, a Enfermagem lidera afastamentos, pressionada por longas jornadas, alta carga emocional, equipes reduzidas e normalização da violência no trabalho. Técnicos de Enfermagem (6º) , auxiliares (18º) e enfermeiros (22º) estão entre os trabalhadores mais afastados por razões de Saúde Mental. Os dados do INSS  integram a plataforma SmartLab, desenvolvida pela OIT e MPT,

Saúde Mental está em todos os níveis da assistência

Anderson Funai destaca que o cuidado em Saúde Mental precisa estar presente em todos os níveis de atenção, sobretudo nos territórios, na Atenção Primária à Saúde (APS). “É preciso capacitar as equipes de Saúde para lidar com transtornos psiquiátricos, inclusive em situações de crise. Saúde Mental não é caso de polícia. Se você tem uma emergência cardíaca, chama o SAMU-192. Diante de uma emergência psiquiátrica, vai chamar a polícia?”, questiona.

Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira

Entre os integrantes está a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira. Ana Lívia é doutora em Enfermagem, especialista em Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem do Trabalho, Terapia Intensiva e Musicoterapia. Professora adjunta do Curso de Enfermagem da UFPI, é conselheira do Coren-PI, integra a Comissão de Saúde Metal do Coren-PI e a Câmara Técnica de Saúde Mental do Cofen. Sua trajetória é marcada pela atuação na formação de profissionais, na pesquisa científica e no fortalecimento das políticas públicas de saúde mental e da Enfermagem no Brasil.

. Conheça os integrantes da nova Câmara Técnica:

  • Anderson Funai, Coren-SC 142.537-ENF
  • Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira, Coren-PI  428.152-ENF
  • Caroline Moraes Soares Motta de Carvalho, Coren-RJ 283.319-ENF
  • Dorisdaia Carvalho de Humerez, Coren-SP 6.104-ENF
  • Edna dos Reis Barbosa, Coren-RO 288.761-ENF
  • Ethelanny Panteleão Leite Almeida, Coren-MG 170.337-ENF
  • Kenny Paolo Ramponi, Coren-SP 188.325-ENF

Fonte: Ascom/Cofen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *