Coren-PI realiza visita técnica ao HTI Casamater

Na manhã de hoje, 14, o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, o conselheiro Enf. Samuel Freitas, a chefe da Divisão de Fiscalização, Enfª Angelane Neponucemo, e a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Enfª Andressa Nogueira, foram recebidos pela diretora, Enfª Clara Leal, e pela enfermeira responsável técnica (RT), Enfª Sílvia Machado, em visita ao Hospital de Terapia Intensiva (HTI) Casamater, em Teresina.

O HTI passou por fiscalizações do Coren-PI, ainda em 2021, onde foram encontrados algumas irregularidades relativas ao serviço de Enfermagem, já notificadas. Além disso, denúncias referentes ao subdimensionamento de pessoal de Enfermagem (quantidade de profissionais inferior ao necessário para o exercício seguro da assistência) na instituição de saúde foram recebidas pelo conselho regional.

Na oportunidade, Antonio Neto e os demais representantes da autarquia conversaram com a diretora e com a responsável técnica pelos serviços de Enfermagem do hospital, com o intuito de averiguar a situação dos serviços e discutir a viabilidade de soluções práticas para as demandas mais urgentes.

O Coren-PI, por meio das fiscais Andressa e Angelane, disponibilizou uma consultoria especializada em cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem ao hospital. “O conselho acredita no diálogo e na aproximação com as instituições de saúde, buscando sempre um entendimento, antes de qualquer medida jurídica. Na visita de hoje, oferecemos uma assessoria ao HTI Casamater e estamos à disposição para ajudar a melhorar a assistência de Enfermagem do hospital”, destacou Antonio Neto.

Após o diálogo com a direção e RT dos serviços de Enfermagem, as fiscais realizaram uma vistoria nas três Unidades de Terapia Intensiva (uma Covid-19 e outras duas gerais), dois postos de Enfermagem e o centro cirúrgico da unidade. Próxima segunda-feira, 17, ambas retornarão ao hospital, onde a vistoria será concluída e o processo de consultoria e avaliação do dimensionamento será executado.

“Passamos alguns direcionamentos e instrumentos de classificação de pacientes para a RT, que serão aplicados nos próximos dias, e utilizados no processo de avaliação de dimensionamento que faremos na segunda-feira”, explicou Andressa.

A diretora e a enfermeira responsável técnica do HTI Casamater firmaram o compromisso de realização de todos os esforços necessários para que os desacordos sejam solucionados. O Coren-PI segue firme no nosso compromisso de garantir a qualidade da assistência no exercício profissional de Enfermagem.