Coren-PI participa de mobilização nacional da Enfermagem pela aprovação do piso salarial

Projeto que garante o piso nacional aguarda votação na Câmara dos Deputados

Neste 8 de março, a Enfermagem brasileira está em luta pela votação do PL 2564/2020, que cria o Piso Salarial Nacional. Assinaturas pedindo a tramitação em regime de urgência já foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), onde o PL tramita, após aprovação no Senado.

Em Teresina, a mobilização aconteceu no turno da manhã, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) esteve presente, assim como outras entidades representativas da Enfermagem e da área da Saúde, entre elas: Simdespi, Senatepi e a Aben. O deputado federal Merlong Solano (PT) também participou do ato e declarou voto favorável e total apoio à aprovação do piso salarial.

Para o conselheiro Enf. Samuel Freitas, a materialização do reconhecimento da Enfermagem virá quando o PL2564 for aprovado: “Nós já temos o reconhecimento da sociedade, principalmente por causa da nossa atuação na pandemia. Precisamos, agora, que os deputados federais, reconheçam o peso dos mais de 2,5 milhões de profissionais de Enfermagem do país. Peço que a gente saia daqui com dois compromissos: a primeira é que não iremos recuar nessa luta pela aprovação do nosso piso ainda este ano e a segunda é que nos manteremos unidos”, destacou.

Já a conselheira T.E. Leone Damasceno falou em nome dos técnicos de Enfermagem: “A aprovação do piso salarial para a Enfermagem virá para dar dignidade, aos profissionais que se dedicam diariamente com vidas, é uma questão de justiça. A maioria ganha apenas um salário mínimo. Não podemos mais aceitar essa realidade”, pontuou.

Em Brasília, a concentração será às 13h, em frente ao anexo 2 da Câmara dos Deputados, com coordenação do Fórum Nacional de Enfermagem. O presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, e a conselheira Enfª Elisângela Varonil estiveram  na movimentação buscou dialogar com os deputados no aeroporto de Brasília, também nesta manhã. No decorrer do dia, estão previstas mobilizações em diversas regiões do Brasil e twittaços das 6h às 9h e das 13h às 15h, com as hashtags  #aprovaPL2564em2022 #AprovaPL2564 E #PisoSalarialdignoJa

Fruto de amplo diálogo e pactuação, o PL 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT), estabelece piso de R$ 4.750 para enfermeiros e valores proporcionais de 70% do valor para técnicos e 50% auxiliares e parteiras. Os trabalhos do GT que estudava o impacto financeiro e orçamentário do piso há foram concluídos, e a expectativa é que a pauta seja votada o mais breve possível.

FONTE: Ascom Cofen e Coren-PI