Cofen homenageia equipes de fiscalização por trabalho na pandemia

Homenagem foi entregue durante jantar institucional do XII Senafis. Prêmio Fiscalize será realizado no 24º CBCENF

Pela atuação em meio a adversidades durante a pandemia de covid-19, os enfermeiros fiscais dos Conselhos Regionais foram homenageados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), na noite desta quarta-feira, 16, durante jantar institucional do XII Seminário de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis).

Representaram o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) o presidente, Enf. Antonio Neto, a chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional, Enfª Andressa Nogueira, a chefe da Divisão de Fiscalização, Enfª Angelane Neponucemo, e a fiscal Enfª Gersonete dos Santos.

Com visitas in loco e levantamentos situacionais, os fiscais trabalharam para garantir a segurança dos profissionais e da população assistida, documentando situações como ausência de equipamentos de proteção individuais (EPIs), afastamentos por covid e fluxo de trabalho. O trabalho foi fundamental para gerar os dados consolidados pelo Cofen no Observatório da Enfermagem e subsidiou a mobilização dos Conselhos de Enfermagem juntos aos órgãos de Saúde e à Justiça para garantir condições mínimas de assistência.

O presidente do Coren-PI destacou a atuação das fiscais do regional: “Quero agradecer às nossas fiscais pelo trabalho árduo realizado, especialmente nesses últimos 2 anos, em que precisaram se superar em meio à pandemia. Recebemos essa homenagem como reconhecimento dessa consistente atuação pela garantia da qualidade da assistência no exercício da Enfermagem. Parabéns a todas!”, declarou Antonio Neto.

Nos anos anteriores, o evento era marcado pela entrega do prêmio Fiscalize, destinado a reconhecer e incentivar trabalhos inovadores e que aperfeiçoem o processo fiscalizatório. Neste ano, em virtude do novo coronavírus, a premiação acontecerá durante o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), programado para setembro, na cidade de Fortaleza.

A presidente do Cofen, Betânia Santos, foi a responsável por realizar a menção honrosa a cada uma das equipes e entregar a placa de reconhecimento aos representantes dos estados. “Mesmo com o adiamento do prêmio Fiscalize, não poderíamos deixar de reconhecer o valoroso e fundamental trabalho de todos os fiscais do nosso sistema durante esta pandemia. Fiquem atentos ao prazo de submissão de trabalhos para a premiação e participem”, declarou.

As operações e atividades fiscalizatórias nunca foram tão demandadas como nesta pandemia da covid-19. No momento mais crítico, enfermeiros, técnicos e auxiliares precisaram conciliar a superlotação de leitos com a escassez de EPIs e em algumas regiões, com a falta de oxigênio. O processo fiscalizatório não somente preservou equipes de trabalho e sociedade, como contribuiu para a luta por valorização.

Segundo dados da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), nos anos de 2020 e 2021, os conselhos receberam 7.590 denúncias e 28.265 instituições de saúde foram inspecionadas. No total, mais de 2,5 milhões de profissionais foram alcançados pelo trabalho dos fiscais.

FONTE: Ascom Cofen e Coren-PI