Técnicos e Auxiliares de Picos recebem atividades do Coren-PI Capacita

Atividades tiveram profissionais do Hospital Regional Justino Luz e do Instituto do Rim como público-alvo

A Enfermagem representa 60% da força de trabalho entre os profissionais de saúde no Brasil. Nesse cenário, auxiliares e técnicos de Enfermagem são a maioria. Pensando na importância de iniciativas voltadas para esses dois grupos, nesta quinta-feira, 24, o Coren-PI Capacita esteve no município de Picos.

Em um primeiro momento, os conselheiros T.E. Flaviano Aragão, T.E. Wendel Alves e T.E. Diana Matos visitaram o Hospital Regional Justino Luz. Momento de aproximação, fortalecimento do diálogo e esclarecimento de dúvidas dos profissionais de Enfermagem da unidade.

Depois, juntaram-se aos conselheiros T.E. Geórgia Menor e T.E. Antonio Santos para receberem os técnicos e auxiliares do Instituto do Rim na subseção do Coren-PI. Os profissionais tiveram acesso a uma palestra que esclareceu dúvidas sobre procedimentos realizados habitualmente, tendo as resoluções mais atuais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) como base. Também participaram de uma roda de conversa sobre as ações desenvolvidas pela Gestão 2021-2023 do Coren-PI.

As atividades possibilitaram um amplo debate sobre qualificação, valorização profissional e qualidade da atuação do técnico e do auxiliar de Enfermagem na equipe de saúde. “Foi um momento em que pudemos estar mais próximos desses profissionais, entendendo suas maiores dificuldades, dialogando e destacando os três pilares para a nossa valorização: autonomia, consciência política e empoderamento”, comentou o conselheiro T.E. Wendel Alves.

O técnico de Enfermagem do Instituto do Rim, Francielton do Santos, elogiou a iniciativa do Coren-PI: “Foi muito rica contribuição da palestra. Alguns procedimentos a gente não tinha certeza se podíamos ou não fazer”, disse,

Já a técnica de Enfermagem do Hospital Regional Justino Luz, Raimunda Josina, além de elogiar a Gestão, aproveitou a oportunidade para demonstrar otimismo para a aprovação do PL2564: “Agradecemos ao Coren-PI pela dedicação e por buscar essa proximidade com os profissionais. Quero aproveitar e dizer que tenho acompanhado toda a mobilização em apoio à aprovação do piso, vamos vencer”, disse.

O Coren-PI seguirá levando conhecimento para os profissionais de Enfermagem de cada canto do estado.

FONTE: Ascom Coren-PI