Coren-PI desinterdita serviços de Enfermagem em Floriano

Além da UBS José Paraguassu, melhorias contemplarão outras unidades do município

Na última quinta-feira, 07, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou a Interdição Ética do Serviço de Enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Paraguassu, no município de Floriano.

A interdição aconteceu em virtude da inexistência de enfermeiro no turno da tarde, ausência de enfermeiro responsável técnico, inadequação dos registros de Enfermagem e do processo de Enfermagem, e inexistência do cálculo de dimensionamento de pessoal (quantidade de profissionais de Enfermagem necessários para a realização das atividades).

A secretária de saúde, Caroline Reis, já havia firmado o compromisso de realizar as adequações o mais rápido possível. Em poucos dias, o Coren-PI recebeu a formalização do pedido de desinterdição que apontou a resolução total ou parcial dos desacordos que levaram à interdição.

“Os documentos apresentados já possibilitam o funcionamento do serviço de Enfermagem. Vamos continuar acompanhando todo o processo até que as demais irregularidades e ilegalidades sejam totalmente corrigidas. A pretensão do Coren-PI é resguardar e proteger os profissionais de Enfermagem, que atuam nesta unidade, e a sociedade, que depende dos serviços por ela oferecidos”, explicou o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto.

Um Compromisso de Ajustamento de Conduta (CAC) entre o conselho regional e os responsáveis pela unidade será firmado. É importante destacar que as melhorias não ficarão restritas à UBS José Paraguassu. A partir da intervenção do conselho, foi constatado que várias unidades do município apresentavam as mesmas irregularidades, sendo a principal a ausência de enfermeiro em pelo menos um turno. A Secretaria de Saúde do município prometeu realizar as adequações necessárias em todas as unidades.