Durante Semana da Enfermagem, Barras-PI tem lei das 30h para a categoria sancionada

Mais uma conquista histórica para a Enfermagem piauiense! Nesta quarta-feira, 18, os profissionais de Enfermagem de Barras celebraram a promulgação da lei da jornada de 30 horas semanais. O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) esteve presente em todo o processo, desde a participação na elaboração do projeto, até a sua sanção.

Durante as comemorações referentes à Semana da Enfermagem, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Barras, o prefeito Edilson Servulo (PSD) sancionou a lei Nº 810/2022, que regulamenta a carga horária de trabalho dos profissionais de Enfermagem do município em 30 horas semanais.

Ainda no mês de outubro de 2021, uma comitiva do Coren-PI reuniu-se com a vice-prefeita, Cynara Lages, a secretária de saúde, Luana Pinheiro, o enfermeiro responsável técnico da Atenção Básica, Edson Filho e a coordenadora da Atenção Básica, Lucinete Carvalho. Na oportunidade, o presidente do conselho, Enf. Antonio Neto, entregou o texto base para a estruturação do projeto de lei relativo à jornada de trabalho aos representantes do município.

“Essa aprovação é um marco para a nossa valorização. Estamos lutando pela regulamentação das 30 horas há mais de 20 anos. Enquanto não temos a aprovação em nível nacional, seguiremos dialogando para que ela chegue aos municípios piauienses. Quando assumi a gestão, em janeiro de 2021, tínhamos apenas três municípios com a lei em vigor. Hoje, chegamos a 16. Isso me deixa imensamente contente”, comemorou Antonio Neto.

A técnica de Enfermagem barrense Ana Cristina Araújo, que atua na UBS Maria Odete Lira, e acompanhou toda a trajetória até a aprovação da prerrogativa, comemorou a conquista: “Eu estou muito feliz, espero que sirva de exemplo para os outros municípios. Essa conquista representa a valorização que sempre buscamos”, disse.