Nota de repúdio: Publicação Edital da Prefeitura Municipal de União

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) manifesta seu repúdio e sua preocupação frente à publicação do Edital da Prefeitura Municipal de União.

O documento atribui ao cargo de enfermeiro(a) remuneração de 1.362,80, atrelada à carga horária de 40 horas semanais.

A Enfermagem é a categoria que está presente em todas as etapas da vida de um indivíduo, do pré-natal à morte. Durante a pandemia da Covid-19, a importância desta atuação ficou ainda mais evidente; momento em que a Enfermagem esteve na linha de frente no enfrentamento à doença, recuperação dos acometidos e, posteriormente, imunização de toda sociedade.

Episódios como este reforçam a urgência de termos um piso salarial nacional, bem como, uma jornada de trabalho de 30 horas regulamentados em lei. A Enfermagem necessita de força e representatividade políticas, conforme almejado na atuação incansável do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, em nível estadual e federal, nos últimos meses. Aberrações como a presente neste edital não podem, de maneira alguma, ser toleradas.

O Coren-PI espera que o edital especificado seja revisto e retificado pelo município. Afirma, ainda, que está tomando as medidas jurídicas cabíveis e pertinentes ao caso.

Teresina, 10 de junho de 2022

Conselho Regional de Enfermagem do Piauí