Coren-PI prestigia ação de projeto que amplia acesso de famílias carentes à água potável

Apresentação aconteceu na Associação de Moradores do Bairro São Pedro, Zona Sul de Teresina

Atualmente, 15 alunos integram o projeto e ajudam a disseminar a iniciativa por comunidades piauienses

Na manhã desta terça-feira, 14, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Enf. Antonio Neto, acompanhado da conselheira T.E. Diana Matos e do assessor técnico Enf. Arthur Antunes, esteve presente na última ação do semestre desenvolvida pelo Projeto de Extensão “Filtro Ecológico”, realizada na Associação dos Moradores do Bairro São Pedro, em Teresina.

O projeto, idealizado e desenvolvido por acadêmicos de Enfermagem de uma faculdade particular da capital piauiense, promove oficinas de criação e doação de filtros ecológicos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Regina Maria, uma entre os moradores contemplados com os filtros doados na ação, conta que não conhecia a iniciativa, ficou sabendo por meio de uma colega de bairro. Até o momento, Regina e sua família não tinham acesso a filtros e conviviam com doenças relacionadas ao consumo de água imprópria: “No momento, não tinha filtro em casa. Eu e a minha filha consumimos a água que vinha da rua mesmo. Agora, pretendo ensinar a ideia para outros amigos e familiares”, relatou a dona de casa.

A finalidade do projeto é levar ao público-alvo oficinas onde todo o processo de fabricação do filtro é ensinado e algumas peças produzidas são doadas. Além disso, palestras relacionadas aos benefícios da ingestão de água filtrada, bem como os riscos do consumo de água imprópria, são realizadas. Com fabricação custando menos de 25 reais, mais de 70 filtros já foram entregues.

“Venho parabenizar todos vocês pelo projeto. Como futuros profissionais de Enfermagem, é muito importante que já estejam envolvidos em ações que impactam diretamente na vida das pessoas. Isso é viver a Enfermagem, almejamos isso todos os dias. Que vocês continuem fazendo a diferença”, pontuou o presidente do Coren-PI.

FONTE: Ascom Coren-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *